Google. Comissão Europeia aplica multa recorde de 4,34 mil milhões de euros

A Google recebeu uma multa recorde de 4,34 mil milhões de euros da Comissão Europeia. A Comissão Europeia considera que a Google abusou o dominio do mercado por parte do Android em três áreas chave.

Segundo a Comissão, a Google tem colocado o seu motor de busco e as aplicações Chrome enquanto default no sistema operativo Android. A Google tem dificultado a vida aos produtores de dispositivos em realizar alterações do Android e tem feito pagamentos a algumas empresas e operadores de redes móveis para trabalhar exclusivamente o motor de pesquisa Google.

A Google tem 90 dias para “terminar as condutas ilegais”

A Comissão Europeia deu 90 dias à Google para terminar as suas “condutas ilegais de uma forma efectiva”. Na prática, isto significa que a Google teria que parar de forçar os produtores de dispositivo a instalar previamente o Chrome e o motor de busca da Google para que o Google Play Store possa ser incluido. Terá também que dar mais liberdade aos produtores para trabalhar com o sistema Android. Quanto aos pagamentos “ilegais”, terão parado em 2014, mas ainda foram referidos na actual multa.

A Google vai apelar da decisão da Comissão

A Google afirma que vai apelar da decisão, e reitera que o sistema Android “criou mais escolhas para toda a gente, não menos.” Considera que o sistema Android criou um “ecossistema vibrante, inovação rápida e preços mais baixos” num contexto de “competição robusta”.

A Google sublinhou também que esta decisão da Comissão Europeia poderá colocar em causa a continuidade do sistema android enquanto gratuito.

Segundo multa bilionária em apenas um ano

Em 2017, a Comissão Europeia colocou uma multa de 2.32 mil milhões de euros devido a resultados manipulados no sistema de busca da Google. Esse processo ainda corre nos tribunais na medida em que a Google também deicidiu não aceitar a decisão.

Outras empresas tecnológicas a receber multas pesadas da União Europeia incluem a Microsoft, Facebook e Intel.

Fonte: The Verge
Imagem: IE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here