Google Chrome volta a mostrar URL completo de site

Nos últimos anos, Google tem optado por cortar a URL na barra de pesquisa omnibox do Chrome, sob o argumento de que assim torna-se mais fácil para os usuários identificarem domínios confiáveis.

O que se pode ser constatado, por conseguinte, é que a política da omnibox simplificada não se revelou eficaz na identificação de sites maliciosos pelos usuários. Recorrer à velha prática parece ser a opção mais acertada.

E é o que o Google vai fazer. A companhia decidiu descartar essa prática de omnibox simplificada e vai passar a mostrar a URL por completo, conforme foi explanado num documento de um desenvolvedor apontado pelo Android Police.

Convém ressaltar que no passado Google chegou a equacionar fazer a remoção por completo de URL e mostrar apenas os termos de pesquisa. Mais recentemente, na tentativa de simplificar a omnibox, a gigante da tecnologia decidiu ocultar o “https://www” e mostrar apenas o nome do domínio.

Na época, Google assegurou que estava a tentar tornar as coisas mais simples para o usuário médio. “Eles são difíceis de ler, é difícil saber em qual parte deles se deve confiar e, em geral, não acho que os URLs funcionam como uma boa maneira de transmitir a identidade do site”, disse a gerente do Chrome Adrienne Porter Felt à Wired, em 2018.

Google agora veio admitir que a ideia não funcionou como esperado. “Experiência de domínio simplificado excluído”, sentenciou a líder de tecnologia Emily Stark. “Este teste não alterou as métricas de segurança relevantes, então não vamos lançá-lo.”

A mudança agora está ativa no Chrome 91, com apenas o “https: //” oculto por padrão. No entanto, é fácil mostrar isso também simplesmente fazendo o clique com o botão direito do rato ou com a tecla Ctrl pressionada na caixa geral e selecionando “sempre mostrar URLs completos”, como apontou o Android Police.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui