Google Chrome gasta muita bateria

google chrome

O Google Chrome está a gastar bastante mais bateria de um portátil do que o que seria esperado e considerado normal.

A origem desse gasto está no “system clock tick rate”, o sistema responsável pelo tempo que é contado pelo Windows. O valor normal para os programas em repouso é 15.625 ms mas o Google Chrome está a definir esse valor em 1 ms.

Este valor representa o intervalo de tempo a que o sistema é despertado quando se encontra parado. Para poupar bateria o computador “adormece” quando não tem nenhuma tarefa para realizar, sendo depois acordado em intervalos de tempo pré-estabelecidos. O valor normal de 15.625 ms significa que o computador é desperta 64 vezes por segundo, enquanto com o valor definido pelo Chrome de 1 ms ele desperta 1000 vezes por segundo.

Segundo a Microsoft a alteração deste valor pode fazer aumentar o consumo de energia em até 25%.

O Internet Explorer e o Firefox, por exemplo, têm definido o tick rate em 16.625 ms e apenas quando estamos a ver um vídeo no browser é que o valor é alterado para 1 ms, voltando ao normal assim que acabamos de ver o vídeo. Já no Chrome este valor está sempre em 1 ms.

Na Forbes fizeram um teste e o computador em repouso gasta entre 12 a 15 watts, passando para 15 a 20 W no momento em que o Chrome é aberto.

Por isso já sabe se depende muito da bateria o melhor será usar outro browser até este problema estar corrigido.

Fonte: Forbes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here