O Google Chrome está sempre a experimentar novidades e agora foi divulgada uma versão que apresenta a “interface de controles de mídia” na versão 77 do Canary e pode ser ativada e vista na barra de ferramentas. O Global Media Controls (GMC), ao contrário das sobreposições, não requer o uso de chaves de mídia nem desaparece imediatamente, pode ser visto a qualquer momento em que os vídeos do YouTube são reproduzidos clicando no ícone da barra de ferramentas.
Desta forma, oferece uma funcionalidade que permitirá controlar os vídeos ou a música através de uma ferramenta à parte. Este nova funcionalidade permitirá pausar todos vídeos em simultâneo, e não só a que está a ver no separador atual.
O Google adicionou um sinalizador do Chrome Canary para ativar a interface do utilizador do Global Media Controls no Windows, Mac e Linux. Se está a utilizar a versão Canary do Chrome poder habilitar esse sinalizador, um ícone de reprodução aparecerá na barra de ferramentas quando as sessões controláveis por mídia estiverem ativas, clicando no ícone exibe controles de mídia da interface do usuário que mostra controles Reproduzir / Pausar, Anterior e Próximo junto com informações de vídeo como pode ver em cima.
Para ativar a interface do utilizador de controles de mídia global no navegador Chrome agora
- Atualize o Chrome Canary para a versão mais recente
- Visite o Chrome: // flags
- Procure por “Global”, localize o sinalizador “Global Media Controls”
- Selecione “Enabled” e reinicie o navegador.
O Google Chrome diz que esse sinalizador “ativa a interface do utilizador de controles de mídia global na barra de ferramentas”
Para testar o recurso:
- Visite o YouTube
- Reproduza qualquer vídeo, um ícone de reprodução aparecerá na barra de ferramentas com o Global Media Controls ativado, clique nele para ver a interface do usuário dos controles de mídia.
Uma nota importante se quiser experimentar esta fncionalidade, é que a versão Canary é uma versão de testes e, por esse motivo, o próprio ZDNet avisa que a utilização desta versão do browser apresenta diversos bugs e está muito instável para uma utilização normal.