A Google está ciente da importância da privacidade e do anonimato na Internet para muitos utilizadores. Por isso, a próxima atualização do Chrome tem como objetivo garantir a máxima segurança possível enquanto gere os acessos dos sites web ao telemóvel.
A informação foi revelada pela equipa do Android Police, que descobriu que a versão 122 Canary Build do Chrome no Android usa permissões para controlar a informação ou dados pessoais que a página recolhe sobre nós, como a localização, câmara, chamadas, notificações, entre outros. Embora o Google Chrome já disponha do controlo necessário para estas últimas, o resto pode ser gerido a partir do Chrome no PC. Esta funcionalidade prevê chegar aos smartphones muito em breve, dada a importância da atualização.
O funcionamento é extremamente semelhante ao das permissões das aplicações que temos instaladas no nosso telemóvel. Por exemplo, ao instalar o WhatsApp, é perguntado se queremos dar permissões à app para aceder aos nossos arquivos e partilhar imagens ou vídeos, microfone, câmara ou notificações web, entre outras. São permissões básicas que a app precisa para funcionar corretamente, mas existem agentes maliciosos que se aproveitam e pedem mais permissões do que o necessário. Uma prática que o Google Chrome pretende travar através da sua futura atualização.
A ideia é simples: aparecerá no ecrã do utilizador uma janela onde se pode escolher entre três opções; ‘Permitir sempre’, ‘Permitir desta vez’ e ‘Não permitir’. Importa salientar que esta melhoria de privacidade será recebida apenas pelo Google Chrome na sua versão para Android, deixando o iPhone sem a atualização, por enquanto. Não se sabe se acabará por chegar aos dispositivos da Apple, uma vez que a Google não costuma lançar todas as novidades das suas aplicações no iOS, mantendo um certo grau de exclusividade nos smartphones que funcionam com o sistema operativo Android.
A atualização do Chrome representa uma camada de segurança adicional ao navegar na Internet e visitar sites web. Se esta nova versão se tornar realidade, nenhuma página poderá obter acesso aos dados e informações pessoais do teu telemóvel sem a tua permissão. As últimas grandes atualizações do Android têm enfatizado bastante a privacidade. Prova disso é o centro de controlo de segurança onde se pode consultar em detalhe quais as aplicações que têm permissões e de que tipo são.
No entanto, é importante destacar que a nova função de privacidade do Google Chrome ainda está em fase de testes. Isso significa que o seu lançamento é um mistério, tornando impossível saber exatamente quando a atualização estará disponível para download. O que é certo é que o Chrome se tornará o navegador mais seguro se implementar esta funcionalidade.
Fonte: Androidpolice