Google apresenta a plataforma de desenvolvimento Android Studio 1.0

Android Studio 1.0

A Google disponibiliza a nova plataforma de desenvolvimento para sistemas Android com o nome de código Android Studio 1.0. Esta nova ferramenta de programação vai permitir criar aplicações úteis para todos os dispositivos com sistema operativo Android.

O novo Android Studio 1.0 estará disponível para os seguintes sistemas operativos: Windows, OS X e Linux, e poderá ser feito o download através do portal dedicado a desenvolvimento Android: developer.android.com.

Segundo a Google, o Android Studio detém um IDE (Integrated Development Environment) que permite, de forma mais intuitiva e integrada, o desenvolvimento de aplicações para sistemas Android, tendo mesmo substituído de forma oficial a antiga ferramenta Eclipse.

As principais funcionalidades e ferramentas deste novo Android Studio são:

  • Criação de aplicações para smartphones, tablets, smartwatches, TVs, Android Auto e Google Glass
  • Editor de código inteligente com “code completion”, “refactoring” e análise
  • Integração com GitHub
  • Teste simulado em dispositivos com todos os tamanhos e resoluções disponíveis no mercado
  • Monitorização de recursos utilizados pelas aplicações criadas
  • Suporte na nuvem Google Cloud Platform

Do ponto de vista do programador Android, esta ferramenta vai facilitar o desenvolvimento de aplicações e não representará custos adicionais ou mesmo a necessidade de comprar um computador com grandes recursos de hardware, face aos requisitos mínimos apresentados e necessários para o funcionamento do novo software Android Studio 1.0.

Esta disponibilidade por parte da Google comprova a sua aposta na manutenção da posição dominante e uso global dos sistemas Android dado que, sem aplicações úteis, funcionais e compatíveis não sobrevive e não “alimenta” a comercialização de dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here