Google apresenta oficialmente o sistema Android Things 1.0

A grande Google apresentou recentemente o novo sistema Android Things 1.0, nada mais se tratá do que um sistema operativo para dispositivos IOT (Internet Of Things). Este era um projecto em que a Google já estava a trabalhar desde 2016, já lá vão 2 anos em que este sistema tem vindo a melhorar gradualmente.

Google apresenta oficialmente o sistema Android Things 1.0

Este sistema tem como solução tornar todos os equipamentos IOT muito mais seguros do que realmente pareciam ser, a Google estava ciente de que estes equipamentos (IOT) enfrentavam problemas no que toca à segurança do mesmo, estando assim muito vulneráveis a qualquer tipo de ameaça.

Posto tudo isto a Google decidiu então mudar isso, criando assim o novo sistema operativo Things 1.0, este sistema tem um padrão bastante rigoroso de controlo de segurança, fazendo com que as fabricantes que utilizem este sistema operativo só possam criar aplicações para os seus produtos.

Cumpre ainda salientar que tal como na Android One para dispositivos móveis, no Android Things as atualizações apenas serão disponibilizadas quando a Google assim entender.

Assim sendo a Google tenta minimizar todas aquelas brechas que faziam com que o sistema fosse menos seguro. Ao controlar todo o processo de atualizações para que nada corra em contrariedade ao que a Google deseja.

Mais uma coisa, todos estes equipamentos IOT terão direito a atualizações mensais de segurança via OTA (Over the Air) algo que irá manter sempre seguros os dispositivos com este sistema.

Os primeiros dispositivos a conter o Android Things 1.0 chegaram este Verão, mas a Google dará apenas acesso às fabricantes que utilizem os chips SoMs (system on Module) que contém com ram, armazenamento, Wifi entre outras, todas elas embutidas no equipamento.

Sendo assim o Android Things poderá ser utilizado em equipamentos como o NXP i.MX7D e no tão popular Raspberry Pi 3 Model B, porém apenas para desenvolvimento de protótipos e não para aplicação comercial.

Segundo a própria Google teremos display´s inteligentes com o Google Assistant ainda este verão, sendo eles fabricados por marcas como a LG, Lenovo e JBL. Para não falar que o Android Things 1.0 estará também presente em novas colunas inteligentes que sejam lançadas no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui