Google apresenta o Nexus 7, um dispositivo feito a pensar na Play Store

A Google revelou finalmente o tablet de marca própria que promete fazer mexer o mercado. Apesar de identificar-se mais com o Kindle Fire a nível visual e em termos de mercado, nas especificações a tabelete googliana não perde muito para o rival da Apple.

Este será o aspeto do tablet da Google, fabricado em parceria com a Asus. A nível interno as especificações são mais ou menos as esperadas: ecrã IPS com uma resolução de 1280×800 pixéis e revestido de vidro protetor Gorilla Glass, processador de quatro núcleos Tegra 3 e uma câmara frontal de 1,2 megpixéis. A unidade de processamento gráfico é de 12 núcleos, garantindo a capacidade de correr jogos e vídeos de forma muito suave e sem entraves. O Nexus 7 vem equipado de origem com a mais recente versão do Android, o Jelly Bean.

A memória RAM é de 1Gb, enquanto o armazenamento pode ser de 8Gb ou 16Gb – dependendo do modelo o preço será de 199 dólares ou 249 dólares respetivamente. Mas todos os utilizadores que comprarem o Nexus 7 receberão 25 dólares de crédito para gastar no Google Play, ou seja, é quase como se o tablet custasse 174 dólares. Existe ainda um brinde extra que é a inclusão de origem do filme Transformers: The Dark Side of The Moon.

Surpreendentemente o tablet vem equipado com quase todo o tipo de conexões sem fios: Wi-Fi, Wireless, Bluetooth, GPS e NFC. A gigante dos motores de busca aposta assim na inteira operacionalidade do tablet com outros dispositivos de maneira simples e agilizada. A bateria tem uma autonomia estimada de 9 horas, variando consoante o tipo de uso a que o Nexus 7 está a ser sujeito. “Toda a gente já sabia o que estava para vir, mas as pessoas estão entusiasmadas na mesma”, referiu Hugo Barra, membro da Google durante a conferência I/O.

O Google Nexus 7 foi desenhado a pensar no Google Play, a loja de conteúdos da empresa de Mountain View – existe até uma aplicação que recomenda quais as apps e conteúdos que mais se adequam ao estilo do utilizador. Livros, revistas, aluguer e compra de filmes, além das aplicações, são alguns dos conteúdos que podem ser encontrados na loja multimédia da empresa norte-americana. Em Portugal nem todos os conteúdos estão disponíveis.

O tablet chegará aos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália a meio do mês de julho de 2012. “Um grupo de outros países seguir-se-ão” garantiu um responsável da Google durante a apresentação.

20 COMENTÁRIOS

    • Okapi, qualquer artigo de tecnologia que use a palavra ecrã ao invés de tela ou display certamente terá sido escrito por um português 🙂 Agora depois da mesóclise ao final do texto tive certeza. Isto é raramente usado aqui ( ou “cá” como diriam os portugueses) no Brasil.

  1. ola!eu gostava de saber aonde foi buscar a informaçao que o NEXUS 7 tem GPS???vi ontem a apresentaçao e so foi falado em WIFI ,BLUETTOOTH , NFC. do resto aguardamos ca (Portugal) com muito entusiasmo este tablet,ao confirmar-se o valor (199$=~160 euros).

  2. Rui,esperamos que atraves do GOOGLE PLAY,como se confirma em UK,eles vao fazer o cambio do $ para Euro.em UK.o NEXUS 7 (16 gb) esta a 159 libras.um amigo meu ja fiz reserva.se em Portugal nao for assim entao manda-se vir do UK.mais uma duvida,o NEXUS 7 tem uma entrada micro usb,o que e que impede de usar um adaptador e por uma pen USB para aumentar o armazenamento?

    • Olá serjmar,

      159 libras equivale a 199 euros, pelo que temos quase a confirmação de que o tablet chegando aos restantes países da Europa, chegará com os preços de 199€ (8Gb) e 249€ (16Gb). Existem métodos no Android que permitem ligar dispositivos externos como pen drives, aumentando assim o espaço de armazenamento do dispositivo – não sabemos é se o Nexus 7 ou até o Jelly Bean trará alguma modificação que impeçam esses métodos. Ainda assim, se comprares a versão mais básica de 8Gb e tiveres uma conta no Google Drive, ficas com 13Gb de memória – parece-me mais do que suficiente para a utilização do dia a dia. O Nexus 7 é um tablet, logo nunca acumulará quantidades enormes de ficheiros como acontecem nos nossos computadores.
      Continua a visitar o maistecnologia.com

  3. pelo que o meu amigo me tinha dito ele fiz rezerva do nexus 7 de 16 GB por 159 libras,o que = a 247$ e = 199 euros..agora se isto e 100% verdade tambem nao posso garantir,mas ele tambem nao ganha nada em mentir.e se for que em Portugal o de 16 GB so vai trocar o simbolo do $ para Euro,entao o UK sera uma alternativa,mesmo que paga portes para mandar a Portugal.

    • Olá Luís,

      não existe ainda uma data de lançamento para Portugal, nem tão pouco se sabe se chegará mesmo ao nosso país. O Nexus 7 requer uma integração forte com a Play Store, e no caso português a loja apenas vende aplicações, enquanto noutros países vende livros, filmes, séries, revistas, músicas e até dispositivos.
      Continua a acompanhar o maistecnologia.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here