O Google está a dar passos gigantes na integração da Inteligência Artificial (IA) em todas as suas aplicações, incluindo o Gmail. A gigante tecnológica tem vindo a testar a escrita de emails com recurso à IA no âmbito das provas do Workspace Labs. O futuro promete ser ainda mais futurista, com a possibilidade de usar a voz para gerar o texto do email.
A IA do Gmail tem a capacidade de gerar o corpo de uma mensagem a partir de um comando, como por exemplo “escreve um email ao meu chefe a desejar-lhe boas férias”. Até agora, este comando tinha de ser escrito, mas num futuro próximo poderá ser feito através da sua voz.
Os avanços na IA estão a permitir que as aplicações Android se comportem de acordo com a visão original do Google quando apresentou o seu Assistente. Este prometia compreender-nos e realizar quase todas as tarefas que lhe pedíssemos. No entanto, o ChatGPT demonstrou que o Assistente do Google não era tão inteligente como gostaríamos. Desde então, o Google tem vindo a investir fortemente na integração de funções de IA em todas as suas aplicações.
A função “Help me write” ou “Ajuda-me a escrever” encarrega-se de redigir o corpo de uma mensagem seguindo as instruções do utilizador. Até agora, ainda era necessário redigir o pedido usando o teclado do telemóvel, mas em breve será possível fazê-lo por voz.
Embora isto possa parecer semelhante a usar o botão do microfone no teclado do Gboard para “escrever” o pedido, a integração directa no Gmail, com um botão de microfone bem visível, torna o processo mais simples.
Na prática, quando estas alterações se generalizarem e estiverem disponíveis em todos os idiomas, estaremos perante um cenário bastante futurista. Será possível dizer ao Gmail “Escreve-me um email a pedir parafusos à fábrica” e o Gmail fará exactamente isso, sem que tenhamos de tocar no teclado do telemóvel.
Actualmente, a função “Help me write”, que permite a escrita gerativa com recurso à IA, ainda está em fase de teste e reservada a um número limitado de utilizadores. A funcionalidade de ditar as instruções por voz foi descoberta pelo TheSpAndroid, mas ainda não está activa para ninguém. É previsível que seja disponibilizada mais tarde para os utilizadores que já têm a função “Help me write” e, com sorte, para todos os utilizadores.
Ainda que esta funcionalidade esteja em fase de teste e não esteja ainda disponível para todos os utilizadores, a sua implementação futura é uma promessa de um cenário futurista em que a interação com as aplicações será cada vez mais simples e intuitiva. Na minha opinião, este é um passo importante na evolução da tecnologia e estou ansioso para ver como estas inovações irão transformar a nossa experiência digital.
Fonte: Thespandroid