Google anuncia Android 12L: versão otimizada para tablets, dobráveis e ChromeOS

Já não é a primeira vez que vemos a Google a fazer isto, lançar uma versão do Android diferente para dispositivos tablets, por isso é impossível não ficarmos “desconfiados”, já que a versão anterior não correu bem. No entanto, a Google não o considera uma versão diferente, mas sim “uma funcionalidade especial que torna o Android 12 ainda melhor em ecrãs grandes”.

A ideia aqui é fornecer aos utilizadores de tablets, dobráveis ​​e laptops Chrome OS, uma interface de utilizador otimizado para esses ecrãs. Basta, por exemplo, experimentarmos a nova funcionalidade que permite colocar aplicações Android no Windows 11 para percebermos que, obviamente, as coisas poderiam ser mais otimizadas para funcionarem em ecrãs grandes. E é isso que a Google quer fazer (mas no próprio Android).

A versão para programadores do “novo” Android 12L já está disponível para os programadores, bem como um emulador para o sistema operativo e suporte par ao Android Studio. No entanto, esta nova versão não é apenas para tablets grandes ou computadores com o ChromeOS. Também é para smartphones.

Apesar de o focos desta nova versão não ser para smartphones, a verdade é que os smartphones dobráveis usufruem de ecrãs grandes e fora do “normal”, sendo mais quadrados, como é o caso do Huawei , Samsung ou da Oppo, por isso esta versão pretende tirar partido destes equipamentos também.

Uma vez que o Google chama isso de “lançamento de funcionalidade” e “atualização de funcionalidade”, esta versão melhorada não é um fork do Android 12, como a Apple fez com o iPadOS. Este novo Android 12L é uma versão melhorada para dispositivos com ecrãs maiores, oferecendo funcionalidades e ferramentas adicionais de multitarefa, para  tirar maior partido desses mesmos ecrãs.

Assim, a Google garante que melhorou o design das notificações, configurações rápidas, ecrã de bloqueio, visão geral e ecrã inicial, sendo que as aplicações de sistema também foram otimizadas, mas é no multi-tarefa que iremos ver melhores otimizações, como uma nova barra de tarefas que nos lembra o que a Apple fez no iPadOS.

O Android já é compatível com a divisão do ecrã em smartphones grandes e tablets, mas agora será mais fácil de utilizar, bastando arrastar a aplicação no ecrã, sendo que todas as aplicações do Android poderão ser utilizadas neste multi-tarefa, enquanto até agora era o programador que tinha de o permitir.

A Google pretende lançar o Android 12L no início do próximo ano, a pensar nos próximos tablets e dobráveis com Android 12, segundo a própria empresa referiu. Obviamente, isto faz-nos lembrar que o próximo MWC 2022 realizasse no mês de fevereiro, que é a altura ideal para novos produtos com este novo Android 12L. Mas há uma coisa que também não me sai da cabeça, a possibilidade (e os vários rumores) de que a Google poderá lançar um smartphone dobrável.

Será que este Android 12L irá ser acompanhado de um Google Pixel Fold?

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui