Google antecipa serviços, aplicações e dispositivos que vão para o “cemitério” este ano

A gigante de pesquisas Google, conhecida também pelos seus múltiplos serviços e aplicações, bem como pelo hardware, não tem medo de encerrar determinados serviços de cada vez que ameaçam ficar obsoletos. Em 2023, assistimos ao fim da Stadia, a sua plataforma de jogos na nuvem. E não foi, nem será, a última a acabar no cemitério: em 2024, outras quatro serão enterradas e esquecidas.

A empresa do motor de busca acumula quase 300 serviços, aplicações e dispositivos que tem vindo a descartar ao longo da última década. Embora em anos anteriores estes fossem ofuscados por novos lançamentos, esta tendência tem vindo a diminuir graças à maturidade dos já existentes.

Existe um site que nos fornece a data exata de cada serviço descartado, bem como os que estão por vir. Trata-se do “Killed by Google“, que nos antecipa os próximos enterros: duas aplicações e dois dispositivos.

Em primeiro lugar, temos o Google Podcasts, provavelmente o mais popular da lista. O serviço de podcasts da Google foi a resposta à concorrência, com uma aplicação completa e interface intuitiva. No entanto, perdeu todo o sentido por causa de um serviço semelhante: o YouTube Music. Assim, a partir do próximo mês de abril, desaparecerá, cedendo todo o terreno dos podcasts ao YouTube Music.

A próxima na lista é a DropCam, talvez menos conhecida. A Dropcam era uma linha de câmaras de streaming de vídeo Wi-Fi adquirida pela Google em 2014. Terá cerca de 15 anos de vida quando terminar o ciclo a 8 de abril: é a empresa que lançou a primeira Nest Cam da Google.

Por outro lado, na terceira posição e com um fim de atividade marcado para setembro de 2024, surge a Jamboard. Outro dispositivo ainda menos conhecido, a Jamboard era uma lousa digital, o primeiro produto de hardware da empresa americana.

Finalmente, em dezembro, chegará o último óbito: juntamente com a Google Jamboard, morrerá também a aplicação oficial. É compatível com outros dispositivos Android, pelo que pode ser utilizada em ecrãs tácteis e lousas diferentes do equipamento original. Deixará de estar disponível a 31 de dezembro, embora antes – a 1 de outubro – abandone outros dispositivos como o Series One Desk 27 ou o Board 65.

Em resumo, a Google continua a sua tendência de encerrar serviços, aplicações e dispositivos, com quatro novos “enterros” previstos para 2024. Embora estas saídas não sejam demasiado importantes, são relevantes em certos nichos. Felizmente, existe um substituto ou solução para cada uma delas, pelo que não serão demasiado sentidas.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui