Google alia-se ao Citibank em contas bancárias para dispositivos móveis

Com o serviço entretanto lançado, as alterações ao Google Pay são muito ambiciosas. Se optar por todas as suas funcionalidades (e assim confiar no Google para manter todos os seus dados privados e seguros), terá acesso a um rico conjunto de funcionalidades bem integradas em várias formas diferentes de olhar para os seus gastos e poupanças.

Embora não partilhe dados com a divisão de anúncios, não faltam formas de obter comissões ou tirar pequenas percentagens das transações, e como o Google parece ter tantas parcerias com retalhistas bancários, é provável que haja por aqui muito investimento — o separador Explore rotula explicitamente as suas ofertas como “Patrocinado”.

Como utilizador, só deve preocupar-se com a forma como a Google rentabiliza os seus produtos, na medida em que isso afeta a sua experiência e privacidade. A Google tem respostas rápidas para as perguntas óbvias sobre o que vai acontecer com os seus dados financeiros. A política da Google é não partilhar dados com outras divisões dentro do Google e não partilhá-lo com terceiros.

Os seus dados estão encriptados, claro, e, curiosamente, não pode aceder a esta aplicação na web. Está disponível apenas para Android ou iPhone – e apenas um dispositivo de cada vez para arrancar. A aplicação também tem um único lugar para gerir todas as definições de privacidade para todos os serviços que oferece.

Se optar por alguma das novas funcionalidades do Google Pay dependerá muito se confia que o Google tenha boas respostas para as perguntas não óbvias. Como de costume com os serviços que recolhem toneladas de dados, essas são as questões que importam mais. Além de ter renovado a sua app Pay, a Google anunciou também já esta semana novas contas bancárias Plex.

O diretor-geral, Caesar Sengupta, explicou num evento online que o Plex é construído em contas federais de verificação e poupança e que combinará “o melhor do design e tecnologia da Google…com a experiência financeira e regulamentar dos nossos parceiros bancários.” O primeiro banco a anunciar uma oferta do Plex é o Citibank. O Citi
Plex estará disponível no Google Pay no próximo ano, embora uma lista de espera para os consumidores abra hoje.

De acordo com Sengupta, “Plex colocar-te-ia mais no controlo das tuas finanças.” Usa a nova aplicação do Google Pay e a Sengupta disse que vários funcionários têm usado as contas Plex do Citi e da Stanford Federal Credit Union desde que a empresa iniciou este projeto no ano passado. Pode juntar-se à lista de espera para obter uma conta Plex através da app Pay de uma destas ou nove outras instituições financeiras. Estes incluem BMO Harris, BBVA, Coastal Community Bank, Seattle Bank, Harbour Bank of Maryland e First Indepence Bank .

Há também sindicatos como o CEFCU e novas instituições financeiras como o Green Dot e o Backmobile a trabalhar nas contas do Plex. À primeira vista, parece que o Plex é basicamente uma forma de estas instituições financeiras oferecerem uma poderosa aplicação bancária da mesma forma que os principais concorrentes como o Bank of America e o CapitalOne já o fazem. Mas também receberá transferências de dinheiro incorporadas via Pay em vez de através de Zelle, que poderá ser mais amplamente utilizada dado o número de pessoas que têm contas no Google.

O ceo do Citibank Jane Fraser também apareceu no evento virtual da Google, dizendo que a conta Citi Plex é “uma nova forma de banco”. O cliente de hoje é de uma nova geração que quer uma “relação fresca, relevante e melhor com o seu dinheiro”, disse Fraser. “Queremos capacitá-los com uma conta que fornece serviços financeiros inteligentes e inteligentes construídos do zero com bem-estar financeiro e funcionalidade móvel no cerne do design.”

Vai criar uma conta a partir do seu telemóvel e “em poucos minutos todo o seu banco está no seu telefone”, disse Fraser. Não existem taxas mensais ou requisitos mínimos de equilíbrio, e a aplicação oferece “insights alimentados por IA para ajudar os utilizadores a poupar mais e definir os seus objetivos de poupança.” Você receberá um cartão de débito Mastercard digital instantaneamente e um cartão físico sem contacto mediante solicitação.

Também pode usar a app Pay para enviar dinheiro diretamente a partir da sua conta, gerir transações, obter atualizações em tempo real sobre pagamentos, cheques, reembolsos e muito mais. Fraser disse que também haverá “algumas recompensas realmente únicas e algumas características muito interessantes”, mas não partilhou mais detalhes sobre essas características.

Também sublinhou que a segurança é importante, e apesar de não ter aprofundado mais sobre isso, é provável que as contas da Plex dependam das funcionalidades de segurança da Google para a sua aplicação. Para quem já conta com uma aplicação bancária móvel, a maioria destas funcionalidades vai parecer familiar, e a Google irá ajudar instituições financeiras mais pequenas ou menos experientes a oferecer contas com aplicações competentes a mais utilizadores. Entretanto, espera-se que outras instituições financeiras revelem também as suas ofertas plex.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui