Google alia-se ao combate da epidemia viral Zika

_88559136_google-unicef

A disponibilização de recursos de informação para ajuda em situações de calamidade é uma das preciosas ajudas que a Google presta perante estes cenários.

Com a corrente escalada da pandemia do vírus Zika no Brasil e na América Latina o gigante tecnológico passou a fornecer dados e mapas detalhados assim como informação ultra detalhada sobre o vírus transmissível por um mosquito.

A publicação num blog oficial da Google anunciava a parceria com a UNICEF para criação de uma plataforma em código-aberto que sirva para mapear a propagação do vírus Zika e identificar potenciais focos de crescimento exponencial. Esta ferramenta recolhe dados de uma gama alargada de fontes incluindo padrões de viagens e de meteorologia. A Google acredita que estes novos recursos ajudem os governos e organizações a alocar os seus recursos de forma mais eficiente. No âmbito desta iniciativa a Google doou ainda 1 milhão de dólares à UNICEF. Este donativo será utilizado na erradicação do mosquito, desenvolvimento de uma vacina contra o Zika e campanhas de informação.

Os resultados das pesquisas por Zika estão agora disponíveis em 16 línguas e incluem informações sobre sintomas relacionados. A abrangência deste plano da Google foi mais além ao associar-se a diversos canais do YouTube, como por exemplo o espaço oficial da Rua Sésamo, para elaboração de conteúdo informativo sobre o Zika.

Segundo a Google desde outubro de 2015 as pesquisas pelo termo ‘Zika’ cresceram cerca de 3000%.

A epidemia do vírus Zika foi declarada como emergência de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no mês passado. A propagação do vírus atingiu já grande parte do território da América do Sul e estima-se que haja já mais de 4 milhões de infetados. O vírus Zika pode estar relacionado com malformações de fetos e um distúrbio neurológico raro. A comunidade científica internacional está esforçada em combater esta epidemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here