A interrupção foi causada por uma quebra na comunicação entre as duas plataformas, o que confundiu os utilizadores que acreditavam ser um problema com o seu próprio dispositivo ou fornecedor de serviços.
Com base nos relatórios dos utilizadores afetados, parece que um problema que afecta os serviços de email ocorreu no passado dia 22 de Fevereiro. O incidente fez com que alguns utilizadores não pudessem receber novos emails. Ao tentarem aceder à sua caixa de entrada o utilizador encontrou uma página de erro ou viu emails desatualizados que não estavam em sincronia com a sua atual caixa de entrada em tempo real.
Apesar disto, o Outlook continuou a funcionar nos outros aplicativos e no navegador, mas os utilizadores sem a mensagem de erro podem não ter percebido que a caixa de entrada parou de sincronizar.
O Gmail é um dos mais populares serviços de e-mail móvel tanto para utilizadores Android como iOS, graças à sua versatilidade, design intuitivo e natureza pré-instalada em dispositivos Android. Para muitos utilizadores, o Gmail é uma verdadeira aplicação obrigatória que oferece uma grande variedade de funcionalidades para facilitar a gestão de e-mails. Não só fornece acesso às contas Gmail, como também permite aos utilizadores sincronizar facilmente múltiplas contas de e-mail, incluindo fornecedores não-Google. Isto significa que os utilizadores podem beneficiar de todas as funcionalidades da sua conta preferida enquanto têm tudo gerido num único local.
Foi através da página de status do Google que a empresa anunciou pela primeira vez que sua equipa estava a investigar os relatórios de “problema de sincronização do Gmail com servidores da Microsoft ao usar IMAP”. Uma descrição do problema dizia: “Os clientes que acedam às contas de e-mail do Outlook ou Hotmail no aplicativo Gmail em todas as plataformas de dispositivos não irão conseguir sincronizar novas mensagens”.
A recente interrupção do Gmail foi provavelmente causada por um mau funcionamento do servidor, e embora a natureza exacta do problema permaneça pouco clara, foi implementado um patch em segundo plano para o resolver. Não foram lançadas actualizações para dispositivos Android nas últimas duas semanas, enquanto que uma actualização do iOS foi ontem lançada.
Fonte: Google