Google adiciona recurso concorrente à Apple: YouTube com recursos similar ao Shazam

O Google está a testar uma nova funcionalidade no YouTube que permite aos utilizadores identificarem uma música através da gravação de uma melodia ou de uma nota musical, semelhante ao que a app Shazam já oferece. Esta funcionalidade está disponível para um pequeno grupo de utilizadores em todo o mundo que assistem ao YouTube em dispositivos Android.

Embora a tecnologia tenha sido introduzida no Google e no Assistente, a versão do YouTube é mais rápida do que as outras, fornecendo uma solução mais rápida e eficiente para milhões de utilizadores em todo o mundo. A funcionalidade Shazam já existe há algum tempo e permite aos utilizadores identificar uma música que está a tocar em segundo plano. A funcionalidade da Google, por outro lado, permite aos utilizadores identificar uma música através da gravação de uma melodia ou de uma nota musical.

Ao permitir que os utilizadores gravem-se a si mesmo a tocar ou a cantar uma melodia, o Google está a expandir o leque de possibilidades para identificar música. É uma ferramenta ideal para aqueles que conhecem a melodia mas não sabem o título da música ou o nome do artista. A funcionalidade vem para juntar-se a uma variedade de outras ferramentas úteis que a Google oferece, incluindo a pesquisa por voz e os assistentes pessoais.

O Google diz que também está a testar um recurso do YouTube que agrupa vários uploads  “num curto período de tempo” de um único criador numa “estante de canais” especial no seu feed de inscrições. “Estamos a experimentar isso por alguns motivos: como uma forma de tornar mais fácil para os espectadores encontrarem o conteúdo que procuram, de colocar menos pressão sobre os criadores para fazer upload várias vezes ao dia e de tornar mais simples para os espectadores envolvam-se com o conteúdo da estante e/ou naveguem para outro conteúdo enquanto fazem zapping no seu feed”, diz o Google. O recurso estará disponível primeiro para uma “pequena percentagem” de pessoas.

Além disso, a Google está também a testar outra funcionalidade no YouTube que oferece aos criadores a oportunidade de agrupar vários vídeos num só feed de subscrições. Isso é particularmente útil para os criadores que frequentemente criam vídeos múltiplos sobre um determinado tema. A funcionalidade permitirá que os criadores ofereçam aos seus subscritores um feed mais organizado e fácil de seguir.

Embora a funcionalidade de identificação de música por melodia ainda esteja em fase de testes, a Google deverá lançá-la em breve em todo o mundo. Para ter acesso à funcionalidade, os utilizadores têm que atualizar a sua aplicação YouTube na loja de aplicações do Google Play.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui