Google abre as portas para que aplicativos Android funcionem com mais dispositivos

O Google está a tentar tornar mais fácil para os desenvolvedores criar aplicativos Android que se liguem a uma grande variedade de dispositivos.

Numa publicação no blog, o Google explica que está a lançar um novo kit de desenvolvimento de software entre os dispositivos (SDK) que contém as ferramentas que os desenvolvedores precisam para que os seus aplicativos funcionem bem nos dispositivos Android e, eventualmente, em telefones, tablets, TVs e carros que não sejam Android.

O SDK deve permitir que os desenvolvedores consigam fazer três coisas com os seus aplicativos: descobrir dispositivos próximos, estabelecer conexões seguras entre dispositivos e hospedar a experiência de um aplicativo em vários dispositivos. De acordo com o Google, o seu SDK para vários dispositivos usa Wi-Fi, Bluetooth e banda ultralarga para fornecer conectividade a vários dispositivos.

O Google descreve vários casos de uso para o seu SDK entre dispositivos na sua página de documentação e parece que pode ser útil em muitos cenários. Por exemplo, ele pode permitir que vários utilizadores em dispositivos separados escolham itens de um menu ao criar um pedido de comida em grupo, evitando que passe o telefone pela sala.

Ele também pode permitir que continue onde parou num artigo ao trocar do telefone para um tablet ou até mesmo permitir que os passageiros de um carro partilhem uma localização específica do mapa com o sistema de navegação do veículo.

Quase soa como uma expansão do Near Share, que permite aos utilizadores do Android transferir arquivos para Chromebooks e outros Androids. Em abril, Mishaal Rahman, da Esper, detetou uma atualização do Near Share que pode permitir que partilhe os arquivos rapidamente entre os dispositivos com os quais estão conectados ao Google. O Google também disse durante uma palestra da CES 2022 que irá trazer o Near Share para dispositivos Windows ainda este ano.

O kit de ferramentas entre dispositivos está atualmente disponível numa prévia do desenvolvedor e funciona apenas com telefones e tablets Android por enquanto. O Google eventualmente quer estender o suporte a “outras superfícies Android e sistemas operacionais não Android”, incluindo iOS e Windows, mas não existe informações sobre quando isso irá acontecer. Como o recurso está nos seus primeiros dias, provavelmente não podemos esperar ver aplicativos a fazer a ponte entre a conectividade entre dispositivos iOS e Android tão cedo.

Fonte: Android

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui