Goodyear lança pneus esféricos idênticos ao robot BB-8 do filme Star Wars

Goodyear Eagle 360

A aptidão do pequeno, e simpático, robot BB-8 da saga de filmes Star Wars em mover-se nos terrenos irregulares das planícies desérticas serviu de inspiração para o desenvolvimento de um novo tipo de pneu pela marca Goodyear, os Eagle 360.

Este pneu de futuro tem desenho esférico e permite algumas vantagens inegáveis e pode descrever-se como se tivéssemos quatro robots BB-8 sob as cavas das rodas dos nossos carros.

A ligação dos novos pneus Eagle-360 ao carro acontece por levitação magnética dispensando um conjunto alargado de dispositivos de ancoragem das rodas ao chassis. O piso destes pneus conta com esponjas em miniatura capazes de se expandirem em situações de condução em piso molhado de forma a aumentar a capacidade de tração no caso de ocorrer o fenómeno de ‘aqua-planning’. Enquanto que os pneus tradicionais apresentam grandes limitações em termos de direcionamento lateral, os Goodyear Eagle 360 permitem por exemplo efetuar ultrapassagens sem que seja alterada a direção da viagem.

Este novo conjunto de pneus é ainda inteligente e adaptativo já que podem rodar livremente com todos os graus de liberdade e assim conseguir um desgaste uniforme em toda a superfície de contacto.

Apesar de se tratar ainda de um projeto de estudo, até porque à data de hoje nenhuma marca de automóveis desenvolveu um sistema de ligação das rodas ao carro por eletromagnetismo, poderemos ter estes pneus no futuro, instalados no nosso automóvel. Um bom trabalho da Goodyear que ainda assim nos delicia a ver esta nova maravilha da tecnologia.

Fonte: GoodYear

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here