Gibraltar pode vir a ser o primeiro centro de criptomoedas do mundo

Gibraltar, antes visto como um paraíso fiscal, começará uma nova vida como um centro global para o comércio de criptomoedas. De acordo com o The Guardian, o território britânico está a analisar uma proposta feita pela empresa de blockchain Valereum que pretende aderir à Bolsa de Valores de Gibraltar, o que permitiria ao território servir como uma plataforma para negociar bitcoin e dogecoin ao lado de títulos tradicionais.

Nos diferentes países do mundo tem-se verificado uma proibição de troca de cibermoedas, e são muitas as mensagens das entidades máximas de cada estado a condenar o investimento neste tipo de activo. Contudo, em Gibraltar o mesmo não acontece e a moeda está a ser cada vez mais utilizada.

Albert Isola, ministro para o digital e serviços financeiros do país, anunciou que estas medidas podem ser importantes e ajudará a distinguir os “criminosos”, e dar segurança aos investidores. “Se quiserem fazer coisas erradas em cripto, não vão querer estar em Gibraltar, porque aqui as empresas são licenciadas e reguladas”, refere o ministro.

O The Guardian relatou que o governo de Gibraltar já deu autorização de circulação de 14 criptomoedas e agora está numa fase de avaliação da proposta da Valereum, empresa com sede oficial em Gibraltar, que desenvolve soluções para “fazer a ponte” entre divisas tradicionais como o dólar, e bens digitais. Recorde-se que o sector das criptomoedas está avaliado em mais de 3,5 mil milhões de dólares.

Charlie Steele, consultor da Forensic Risk Alliance, anunciou que esta medida “pode permitir ou facilitar a lavagem de dinheiro, evasão de sanções, financiamento de terrorismo, portanto é preciso ter especial atenção. Os reguladores um pouco por todo o mundo, estão a abordar este tema com profundo ceticismo… assim, é um pouco invulgar o pensamento de que um país esteja a dar o avalo para que uma empresa possa comprar todo o mercado de ações”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui