Genshin Impact censura palavras como Taiwan e Hong Kong

Para quem não sabe, o chat do jogo estilo Breath of the Wild, Genshin Impact foi descoberto por censurar uma variedade de palavras, palavras essas que incluem referencias a lugares como Taiwan, Hong Kong e Tibete.

Isto acabou por ganhar destaque graças a um video que foi carregado no Twitter pelo jornalista independente Kazuma Hashimoto. Esse video foi reenviado para o Youtube, depois dele ter bloqueado a sua conta no Twitter, onde se pode ver imagens do chat onde podemos ver os termos “Taiwan” e “Hong Kong”, por exemplo, a serem substituídos por caracteres censurados.

O subreddit oficial do enshin Impact também viu queixas sobre a censura do jogo, embora que esporádicas. Um cartaz num tópico criado dizia que um “insecto” estava a causar a censura do “Tibete”, enquanto que outros notavam que palavras mais inocentes, como por exemplo, “palavras” e inimigos” estavam a a receber um tratamento com asterisco.

Acontece, como o desenvolvedor do Genshin Impact miHoYo está baseado fora da China, muitos vêem isto como uma tentativa por parte do governo chinês de impedir a discussão sobre temas que considera politicamente prejudiciais. Ao que parece, as práticas regulamentares chinesas proíbem qualquer coisa que “ameace a unidade nacional, a soberania ou a integridade territorial da China”.

A verdade, é que estamos perante uma situação delicada e complicada ao mesmo tempo. E embora seja bem evidente que o governo chinês é autoritário no seu núcleo, acontece que estas politicas estão a dar origem a um movimento crescente na comunidade dos jogos que utiliza incidentes como cobertura para o racismo e a sinofibia.

O jogo Genshin Imact pode ser apenas uma vitima de um filtro de chat excessivamente agressivo, mas como temos vindo a aprender repetidamente, a China está mais do que contente em restringir a liberdade de expressão onde quer que considere que seja necessário.

Fonte: Kotaku

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui