O Maserati Levante é o SUV de luxo da marca italiana do tridente e será desvendado no Salão do Automóvel de Genebra deste ano.
Este novo automóvel representa o arranque da ofensiva da Maserati no campo dos SUV e crossovers, modelo que se adiciona ao portefólio de modelos que compreende já os modelos Quattroporte, Ghibli, GranTurismo e GranCabrio. Ao olhar para o novo Maserati Levante as semelhanças com o modelo Ghibli são muitas e passam por exemplo pelos grupos óticos bipartidos em que a parte superior está ligada à grelha dianteira. Visto de lado o novo Levante conta também com as três saídas de ar ovais do compartimento do motor assim como o icónico logo “Saetta” instalado no pilar C.
Apesar de serem poucos os detalhes conhecidos até ao momento, o novo Maserati Levante conseguirá enfrentar outros caminhos graças ao sistema de tração integral inteligente Q4 que é já conhecido dos modelos Ghibli e Quattroporte models. A transmissão, automática com 8 velocidades, foi afinada pela equipa de engenharia do fabricante italiano de forma a cumprir as especificidades do novo SUV.
O novo Maserati Levante será oferecido numa gama de três motores: dois a gasolina e um turbodiesel. Para melhor identificação dos motores, a Maserati optou por designar Levante 350 e 450 aos modelos que recorrem do propulsor 3 litros V6 a gasolina, o mesmo dos modelos Ghibli e Quattroporte. Quanto ao motor alimentado a gasóleo tem também a mesma cilindrada e arquitetura (3 litros V6).
A versão Levante 350 acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atinge os 243 km/h de velocidade máxima, por seu turno a versão mais potente e mais rápida 450 atinge os 100 km/h em 5,2 segundos e tem como velocidade de ponta 264 km/h. Posteriormente a Maserati disponibilizará uma versão com motor V8 a gasolina já utilizada no modelo Quattroporte.
O novo SUV Levante da Maserati será fabricado na infraestrutura de Mirafiori em Turim começando as primeiras unidades a ser entregues a cliente na primavera.
Fonte: Maserati