Gearbest: site está offline e a empresa já declarou falência

A Gearbest foi, outrora, uma das principais lojas importadoras da China, sendo mesmo a principal durante muito tempo. O MaisTecnologia chegou a promover, diversas vezes, a loja em parceria com a Gearbest, já que os produtos que ofereciam eram de grande qualidade e preços muito competitivos.

Diria mesmo que a própria Xiaomi, quando ainda estava apenas presente na China, cresceu muito no mercado mundial graças à Gearbest, que efetuou muitas parcerias para promover os produtos da marca além fronteiras. Aliado a uma excelente estratégia de marketing, foi a primeira a criar o “Priority Line”, uma via de transporte que permitia receber os produtos sem que estes parassem na alfandega e, daí, surgisse custos adicionais (e caros). Mas então se já foi assim tão importante o que aconteceu?

É difícil de explicar o que aconteceu, mas a verdade é que se nos últimos tempos já havia muitas críticas à empresa (e nós próprios deixamos de promover a loja online). Além de inúmeras exposições na internet sobre os problemas que a Gearbest tem tido, desde entregas sem sucesso, até às dificuldades de obter o reembolso, entre outras, tem claramente havido problemas na empresa. E o auge pode ter acontecido agora.

blank blank

O site da Gearbest está offline

Se tentar aceder à gearbest.com verificará que dá um erro e nõa encontra o site. como já está a acontecer há algumas horas, começa a empresa terá mesmo falido e cessado o funcionamento, sem qualuqer aviso a ninguém.

O que fizémos foi verificar as redes sociais da empresa à procura de alguma ifnormação, o que não encontramos, como é comum quando uma empresa de renome fica com o site offline pr algum motivo. Aliás, a nossa preocupação aumenta quando verificamos que a empresa publicou a última vez no seu Facebook no início do mês de junho, isto é, há mais de 3 meses atrás. Uma página com mais de 4 milhões de fãs.

Ora continuámos à procura e encontramos o site CNX Software a referir que no início do mês de setembro entrou um processo de “bankruptcy review” pela empresa detentora da Gearbest. Por isso, não há grandes dúvidas que a Gearbest acabou.

Então e os clientes?

Infelizmente estas notícias não são nada animadoras e basta vermos os vários comentários no Facebook para percebermos que haverá centenas, se não milhares, de clientes que ficaram sem o dinheiro e que o produto não foi enviado.

Algumas das queixas indicam que como fizeram o pagamento através do Paypal, acabaram por obter a devolução realizada pelo próprio Paypal, por isso se é dos que adquiriu algum produto nos últimos meses e realizou o pagamento através do Paypal, é melhor tentar o reembolso.

Há outros sites mais fiáveis online?

Felizmente, grande parte das lojas têm demonstrado serem fiáveis ao longo dos anos, mas já sabemos que estas situações são difíceis de prever. No entanto existem algumas lojas online, que além de terem excelentes métodos de transporte, também têm armazéns europeus, o que facilita o envio e a receção, além de não arriscarem quaisquer custos extras com a alfandega:

  • Geekbuying: é uma das lojas mais antigas importadoras da Ásia, a par da Gearbest e da BangGood, que me lembre. Atualmente ainda temos algumas parcerias com estas empresa e a empresa até tem produtos próprios, como é o caso da conhecida fabricante de produtos sonoros Tronsmart.
  • BangGood: outra empresa com grande historial nestas andanças, também com exclenetes métodos de entrega e armazéns europeus.
  • Amazon: Ok, este caso não é um importador, mas é sem dúvida uma das lojas online mais importantes. Com o recente reforço na Europa e, especialmente em Portugal, temos visto cada vez mais ofertas para o nosso país e, por isso, é uma loja a ter em conta.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here