Gboard: estuda seu comportamento mantendo a sua identidade preservada

No passado mês de Junho a Apple deu início a um projeto de privacidade diferencial, isto é, recolher dados do seu comportamento, através do seu equipamento, para melhorar as previsões do QuickType sem descurara o anonimato do utilizador.

No entanto, a Google está a fazer algo ainda mais interessante na medida em que, o Gboard recolhe esses mesmos dados de comportamento, mas procede a um resumo dos mesmos e é esse resumo que é enviado para a Cloud, mantendo os dados originais no seu equipamento. A este processo a Google chamou ‘Federated Learning’.

À primeira impressão parece ser exatamente o mesmo, no entanto, eis a diferença: ao ser efetuado um resumo dos dados comportamentais do utilizador existem aspetos que são preservados tais como, o anonimato do utilizador sem haver necessidade de recorrer a “ruído matemático”; o consumo de energia do equipamento e a largura de banda necessária para o envio dos dados para a Cloud.

Assim, este projeto tem uma fase inicial que corresponde a uma melhoria das previsões do Gboard no que respeita à escrita e num futuro próximo ajustar os rankings de fotos com base nos tipos de pessoas que visualizam, compartilham e / ou excluem.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here