Games Online: As 5 Ameaças mais Perigosas e Como Evitá-las

A indústria dos games movimenta muitos bilhões todos os anos. É um dos maiores e mais atrativos segmentos de entretenimento. Jogar é uma diversão para muitos milhões de usuários ao redor do mundo e os games online já são responsáveis por uma grande fatia de mercado.

Só que jogar na internet não é só diversão. Há vários riscos aos quais você se expõe ao jogar online e aqui nós vamos listar as cinco principais ameaças e claro, mostrar meios para evitá-las.

1. Ataques DDoS

Nossa lista começa com os infames ataques DDoS (sigla para Distributed Denial of Service, “distribuição de negação de serviço” em uma tradução livre), que consistem em múltiplos ataques simultâneos contra um sistema ou uma rede para congestionar os servidores e assim, interromper o funcionamento de um serviço, como servidores de jogos por exemplo.

Embora seja praticamente impossível impedir estes ataques (e até identificar suas origens, já que muitas vezes eles usam diversos dispositivos simultâneos para infectar os sistemas), há algumas formas de se proteger ou no mínimo diminuir seus danos.

Investir na segurança da sua conexão e na infraestrutura da sua rede é essencial. Além disso, é possível perceber alguns sinais que servem de alerta: lentidão dos serviços, demora para se conectar ou quedas e interrupções frequentes.

Diante destes sinais, é importante revisar sua rede.

2. Malwares

Um dos maiores problemas é ter seus dispositivos infectados. Há inúmeros tipos de malware (códigos maliciosos que executam atividades prejudiciais para a vítima), mais conhecidos aqui como vírus, criados especialmente para se disseminar pela internet e invadir o máximo possível de sistemas e dispositivos.

Um dos meios mais eficientes de evitar ou diminuir essas ameaças é manter bons antivírus sempre ativos (de preferência profissionais, como o Kaspersky Internet Security, que conta inclusive com um modo especial de proteção para games), além de um ótimo firewall.

Outra forma de aumentar sua segurança é usar uma boa VPN, assinando um serviço confiável.

3. Phishing

Outro tipo muito comum de ameaça é o chamado phishing, que consiste no roubo de informações pessoais das vítimas (como dados do cartão de crédito, senhas do banco, informações de login das contas e etc), geralmente por e-mails, mensagens em aplicativos e/ou outras formas, sempre com um link ou algum vírus em anexo que, depois de baixado, infecta o sistema e rouba os dados.

Não existe mágica para evitar phishing. O segredo é simplesmente não clicar em nenhum link suspeito, prestar atenção nos detalhes da mensagem (como remetentes) e não baixar anexos. As atualizações são feitas direto nas plataformas das empresas, e não por mensagens aleatórias.

4. Roubo de personagens, itens e contas

Nós falamos de dados de cartão de crédito e contas bancárias, mas as ameaças para games online consistem também (e especialmente) em roubo de itens, personagens e contas inteiras.

Isto pode ser feito por métodos que já citamos antes, como phishing, vários tipos de malware e outros golpes. É importante procurar saber se a empresa que desenvolve e gerencia seu game investe de verdade na segurança da sua conta.

Além disto, é sempre bom usar senhas fortes e habilitar a autenticação de dois fatores, além das dicas que já citamos anteriormente. Uma boa VPN também ajuda a aprimorar a segurança da sua conexão.

E, claro, nunca é demais repetir: jamais compartilhe as informações da sua conta com ninguém, mesmo que sejam pessoas se identificando como membros da equipe que gerência o jogo.

5. Fraudes e golpes

Outra forma muito comum de prejudicar jogadores é induzi-los a acreditar em ofertas, promoções ou vantagens que são boas demais para ser verdade (e que são mentira mesmo).

Não forneça informações da sua conta (nem outras informações pessoais) a ninguém e não baixe programas piratas nem outros “mecanismos” para obter vantagens ilícitas em um jogo.

Se os meios são obscuros, as chances de alguém tirar vantagem de você enquanto pensa estar aproveitando um atalho mais fácil, são muito altas.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here