Galaxy Tab 10.1 com vendas bloqueadas nos EUA depois de queixa da Apple

Mais uma pequena vitória para a Apple naquela que pode ser considerada a Primeira Grande Guerra tecnológica a nível mundial. Existe ainda a possibilidade de a Samsung reverter a decisão caso o recurso nos tribunais seja considerado válido.

Falar em rivais do iPad não faz muito sentido – o tablet da Apple é todo poderoso e líder destacado no mercado. Ainda assim existem dispositivos concorrentes que lutam pelos consumidores que por motivos financeiros ou de simples casmurrice, não vêm a tabelete da marca da maçã como uma escolha viável. Casmurrice também é a palavra certa para a  empresa de Cupertino, que à mínima possibilidade tenta eliminar todos os concorrentes do mercado, sobretudo através de acusações de infração de patentes. A Samsung é uma das vítimas preferidas, e desta vez a marca sul-coreana perdeu o recurso a um apelo preliminar feito pela Apple num tribunal da Califórnia. Resultado: o Galaxy Tab 10.1 deixa de ser vendido nos EUA.

Segundo a decisão da juíza Lucy Koh, a decisão final foi tomada tendo em conta a força do mérito que a Apple tem no caso e na baixa probabilidade que a Samsung terá em conseguir invalidar a acusação da Apple relativamente à patente do design. O tribunal referiu ainda que o Galaxy Tab 10.1 é “virtualmente indistinguível” do iPad e consequentemente existe uma violação de direitos. No acórdão da juíza pode ler-se ainda que na perspetiva do mercado, o design é fundamental na hora de comprar um tablet, logo por cada Galaxy Tab vendido a Apple estaria em prejuízos.

Passadas que estavam apenas cinco horas, a decisão do tribunal foi questionada pela Samsung que apelou para instâncias superiores. Caso o recurso da marca sul-coreana venha a ser considerado como aceitável, a Apple perderá os 2,6 milhões de dólares que teve que pagar ao tribunal como uma espécie de caução caso a sua acusação viesse a mostrar-se sem fundamento.  Vale a pena relembrar que toda esta batalha judicial apenas tem como alvo o Galaxy Tab 10.1, pelo que a Samsung poderá continuar a vender todos os restantes modelos.

4 COMENTÁRIOS

  1. Antes de mais, tenho a dizer que gosto muito do vosso site!

    No entanto, tenho a dizer que não foi por casmurrice nem por falta de dinheiro que comprei o meu Galaxy Tab 8.9.

    Reconheço perfeitamente o valor do tablet da apple, mas entre outras coisas, o meu tablet oferece-me uma leveza e uma espessura que não encontro no iPad, por exemplo.

    São aparelhos diferentes, ambos com bastante valor, e tenho a certeza que as razões que levam as pessoas a optar por um ou por outro serão sempre mais válidas do que dinheiro ou casmurrice.

  2. Patética essa Apple e mais Patética a Juíza. A Apple deve ter dado para ela 1 iPad por mês para proibir a venda do Galaxy Tab 10.1. Agora qualquer empresa que fizer TAblet retangular, com cantos arredondados e cor preta nas laterais da tela estará sujeita a proibição de venda. O Cúmulo da ganância humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui