Desde o Galaxy S20, a Samsung oferece a função Space Zoom, que lhe permite tirar fotografias das estrelas com um simples smartfone. Com o Galaxy S23 Ultra, o zoom atinge x100 e permite tirar fotografias interessantes do satélite da Terra, sendo que não é o único a conseguir fazer isto.
Contudo, parece que alguns dos detalhes não são realmente o resultado da análise de uma série de fotografias, mas sim de algoritmos de Inteligência Artificial alimentados com numerosas imagens de alta definição da Lua.
Num post no Reddit, por exemplo, um utilizador tenta provar isto tirando uma fotografia da Lua que foi intencionalmente reduzida na resolução para 170 x 170 pixels. O utilizador tirou então uma fotografia desta fotografia que estava no mínimo desfocada (através da adição de um filtro), e obteve uma imagem com significativamente mais detalhe, provando que o detalhe não foi adicionado após análise e processamento da fotografia original, mas com dados de outras fotografias da Lua.
Este comportamento parece ser específico da lua, e a Samsung geralmente depende, como a maioria dos fabricantes, da análise e processamento de várias fotos para melhorar o resultado final (a famosa fotografia computacional).
O smartphone deve portanto detectar que é de facto uma fotografia do nosso satélite antes de adicionar detalhes graças à inteligência artificial treinada num banco de imagens. Resta saber se isto é realmente batota, já que a Samsung mencionou repetidamente o uso de algoritmos de aprendizagem de máquinas.
Samsung está a falsear fotos à Lua no Galaxy S23?
A adição de detalhes que estão totalmente ausentes da foto original pode contudo deixar alguns utilizadores perplexos, que prefeririam ter uma foto menos bem sucedida, mas que corresponda mais à realidade do contexto em que foi tirada.
Esta técnica poderia também ser aplicada a outros temas que não a Lua (a Mona Lisa, a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade, etc.), e acabaríamos então com imagens que se assemelham mais ou menos às utilizadas para treinar a IA, e que seriam portanto cada vez menos pessoais.
No entanto, não considero que isso seja “batota”, já que, como seria de esperar, um smartphone a tirar fotografias à noite, à Lua e com o zoom em 100vezes, estamos à espera de que resultado? Em breve teremos a análise do Galaxy S23 Ultra publicado no nosso site, mas já no Galaxy S22 e no Galaxy S21, ambos os modelos tinham zoom x100, as imagens captadas nessas condições, mesmo com a luz do dia têm obviamente má qualidade. Não nos podemos esquecer que continuamos a falar de um smartphone, por muito caro que seja, e inovação que tenha, não é possível obtermos a qualidade de fotografia de uma DSLR.
Sendo, também, importante referir que a Samsung fartou-se de referir a utilização de inteligência Artificial no melhoramento das fotos captadas com os smartphones, como em todos os smartphones presentes no mercado.
É correto? Provavelmente não para quem quer captar a foto real, mas para a maioria dos utilizadores que quer captar sempre uma foto perfeita, certamente que prefere este resultado “alimentado” com inteligência artificial.