Foi ontem à noite a apresentação oficial do Samsung Galaxy S IV que é mais fino, mais leve e com um melhor desempenho que o seu antecessor.
Vamos começar com as especificações do aparelho. O Samsung Galaxy S IV tem um design muito similar ao Galaxy S III, mas conseguiram aumentar o desempenho do smartphone e o tamanho do ecrã, sem aumentar o tamanho do smartphone, que já não era muito pequeno, 136.6 x 69.8 x 7.9mm. Também o peso do smartphone foi reduzido, para 130g e conta com a tecnologia 4G e chegará ao mercado no final do mês de abril.
O Samsung Galaxy S IV tem um novo ecrã de 5 polegadas Super AMOLED com resolução Full HD de 1,920 x 1,080p, uma densidade por pixel de 441 ppi e Gorilla Glass 3. O novo processador da Samsung também faz parte deste dispositivo, o Exynos 5 Octa, que conta com dois processadores um Quad-core Cortex-A15 a 1.6 GHz e um quad-core Cortex-A7 a 1.2 GHz , mas que chegará a alguns mercados com o processador quad-core da Qualcomm a 1,9GHz, não foi especificado se será o Snapdragon 600 ou 800, mas espera-se que seja o 800.
Tem 2 GB de RAM, haverá opções de 16GB, 32GB e 64GB de armazenamento com expansão através de Micro SD até 64GB. Em relação às câmaras também há melhoramentos, conta com uma câmara BSI de 13MP com abertura de f/2.2 com flash e uma câmara frontal de 2MP. O Galaxy S IV conta com as especificações de um topo de gama, NFC, LTE/4G, GPS, WiFi 802.11 a/ac/b/g/n, HT80, Bluetooth 4.0 e IR LED para controlo remoto. A bateria também foi melhorada e para aguentar todas estas especificações conta com 2600 mAh, que poderá ser carregada através de wireless. O sistema operativo é a última versão do Android 4.2.2 Jelly Bean.
O Galaxy S IV vai ser lançado mundialmente no final de abril, estando já confirmado a venda a partir do dia 26 de abril no Reino Unido, e é esperado que chegue a Portugal ainda no mês de abril. O preço ainda está no segredo dos deuses.
A Samsung também criou vários acessórios para o Galaxy S IV e as suas novas funcionalidades de software. Podemos ver um carregador de bateria por wireless, uma balança e sensores para o batimento cardíaco. Sobre estas novidades, a Samsung pouco adiantou a não ser imagens durante o evento e disponibilizou alguma versões de demonstração, segundo o Engadget.
Uma das novidades que se destacou nestes acessórios é um protótipo para jogos, um Game Pad, via Engadget. O controlo ainda não tem nome e é um protótipo, o que indica que poderá haver alterações até ao seu lançamento, mas foi indicado que o lançamento está previsto para o versão deste ano. Este Game Pad tem um suporte para os dispositivos, o que poderá querer dizer que não funcionará só para os dispositivos móveis, mas o colega do Engadget indicou que o suporte dos dispositivos é bastante extensível e poderá, mesmo, permitir que o Galaxy Note 8 seja suportado, mas não deu certezas, mas mas ficou perfeito no Galaxy Note II. Liga-se ao smartphone através de wireless e utiliza duas pilhas AAA para funcionar. Tem dois analógicos e butões aos estilo das consolas, para uma fácil integração. Pessoalmente, vejo aqui uma maneira de fazer uma concorrência ao Project Shield da Nvidia.