Galaxy S 4: Vale a pena comprar?

Galaxy S 4 vs Galaxy S 3Mais um artigo de análise bem conhecido no nosso site referente a dispositivos Apple, mas que os Galaxy S já começam a justificar. Será que vale a pena comprar o Galaxy S 4?

Até agora este tipo de artigos tinha sido feito para verificar se o iPhone ou o iPad mais recente valia a pena o investimento, mas com a expansão da linha Galaxy e, em especial, do topo de gama da Samsung, também este dispositivo começa a justificar esta comparação.

O objetivo desta análise é verificar, para quem tem o Galaxy S 3, se vale a pena comprar o Galaxy S 4. Também irei tentar perceber se valerá a pena substituir smartphones do nível do Galaxy S III, como o HTC One X ou o LG Maximo 4X HD. No entanto, esta análise vai-se focar, principalmente  na comparação de especificações e ofertas entre o Galaxy S 3 e o Galaxy S 4. Será que vale a pena comprar o Galaxy S 4?

Design

Galaxy-s-3-Galaxy-s-4É verdade que a Samsung tem inovado no que toca ao design do seu dispositivos topo de gama. Desde o primeiro Galaxy, o Galaxy S, até ao Galaxy S 3, as alterações no design têm sido sempre bastantes e para melhor. No entanto, é neste Samsung Galaxy S 4 que começamos a ver o primeiro ponto negativo por parte da Samsung.

Uma das grandes críticas à Apple tem sido a pouca inovação em relação ao design dos seus dispositivos móveis, que começou no iPhone 4, há já 4 anos, e desde essa altura que pouco ou nada tem inovado nos seus dispositivos móveis. Agora, a Samsung parece querer fazer igual, com um design, praticamente, igual.

É verdade que a Samsung fez algumas alterações, o Galaxy S 4 está mais fino, 3g mais leve e mantém o mesmo tamanho, aumentando o ecrã e diminuindo as bordas, no entanto o design em si é o mesmo. O mesmo corpo de plástico, o mesmo tamanho, até com os botões de volume e ligar/desligar no mesmo sítio. Em termos de design, há uma diferença nas cores disponíveis, enquanto o Galaxy S 3 estava disponível em branco e azul, o Galaxy S 4 estará disponível em branco e preto.

Hardware

Galaxy s 4 e Galaxy s 3
Fonte: CNet

É no hardware que vemos bastantes alterações, para melhor. Logo no tamanho do ecrã verifica-se um aumento, dos 4,8 polegadas para as 5 polegadas, aumentando, também, a resolução do ecrã e a densidade por pixel, para Full HD a 1,920 x 1,080p e 441ppi, enquanto o seu antecessor tinha 1280×720p e 326ppi.

O RAM chega aos 2GB, tal como tem acontecido com os concorrentes mais diretos, aumentando 1GB de RAM em relação ao S3, enquanto o processador foi uma das maiores alterações. Deixou o quad-core Exynos 5 para um Octa-core Exynos 5. Mas haverá uma versão do S 4 com um processador diferente dependendo das regiões, já confirmado para os EUA, Canadá e a Suécia, com o Qualcomm 600 e GPU Adreno 320. Em relação ao Exynos 5 ainda não há qualquer teste de desempenho, logo não podemos saber fazer um comparativo real entre os dois dispositivos, mas a versão com Qualcomm 600 já teve um teste de desempenho, que foi comparada com vários dispositivos, incluindo o Galaxy S 3.

Segundo o GSMArena, o Galaxy S 4 conseguiu 822ms no SunSpider(número menor é melhor), enquanto o HTC One tem 1124ms, o Xperia Z tem 1336ms e o Galaxy S 3 tem 1460ms, o que significa, em relação ao antecessor, um melhoramento em dobro. No teste de desempenho do AnTuTu, o Galaxy S IV conseguiu 21.089, inferior ao HTC One (estranho) que conseguiu 22.678, mas superior ao Xperia Z que obteve 20.794. O Galaxy S III teve 11.970, o que significa quase o dobro do processamento.

Galaxy S 4 teste desempenhoe geekbench 2

Em relação ao Geekbench 2, os criadores da aplicação, a PrimateLabs, efetuou um teste de desempenho a este dispositivo e conseguiu o melhor resultado encontrado um smartphone, até hoje, bem superior ao Galaxy S III, quase o dobro mais uma vez.

Olhando para estes resultados, verificamos que o Samsung Galaxy S IV, com o processador Qualcomm 600, facilmente bate o seu antecessor e a maioria da concorrência.

De destacar, também, a câmara de 13MP do Galaxy S 4, melhor que os 8MP do Galaxy S III, e a bateria, que o Galaxy S 3 tem de 2100mAh, enquanto o Galaxy S 4 é de 2600mAh.

Software

Android Jelly BeanAs novidades de software do Galaxy S 4 é o grande destaque deste novo dispositivo da Samsung. Começando pela versão do Android, enquanto o Galaxy S III ainda está Android 4.1 Jelly Bean, o Galaxy S IV chegará ao mercado já com o Android 4.2.2, a última versão do Android, até agora só disponível nos dispositivos Nexus. Mas as novidades não ficam por aqui.

As principais novidades de software são o “Sound & Shot“, “Dual Camera”, “Dual Video Call“,“Drama Shot”, “Smart Pause”, “Smart Scroll“, Air Gesture”, Air View”, “Group Play”, “Story Album”, “Eraser”, “S Voice Drive”, “S Translate“,S Health”, “Watch On” e “Knox“.

Mas os detentores do Galaxy S 3 têm razões para ficarem contentes, apesar de ainda não terem estas novas funcionalidades. Contentes, pois o vice-presidente da Samsung, Nick DiCarlo, já indicou que as funcionalidades do GS 4 chegarão ao Galaxy S 3, desde que não estejam dependentes de hardware, o que são excelentes notícias.

Vale a pena comprar o Galaxy S 4?

Se no iPhone, que tem o mesmo sistema operativo sem concorrência, é difícil responder a esta pergunta, num dispositivo que tem uma concorrência forte de várias fabricantes que usam o mesmo sistema operativo é ainda mais difícil. Para ter uma ideia de qual é o melhor smartphone entre os topos de gama com Android, pode ler o artigo de comparação entre specs, pois até termos analisado todos os dispositivos, é difícil dar uma opinião baseada, só, em especificações.

Mas se tem um Galaxy S III e está em dúvida se deve, ou não, fazer o upgrade para o Galaxy S 4, a minha opinião é que não é necessário. Não acha que um quad-core é suficiente por mais um ano? Conheço muitas pessoas com o Galaxy S II, com um dual-core, que não têm qualquer problema em correr jogos, aplicações ou vídeos, muito menos o Galaxy S III. Então se a Samsung vai atualizar o Galaxy S 3 para o Android 4.2 e, ainda, adicionar algumas das funcionalidades do Galaxy S 4, então não acho que valha a pena gastar uma valor superior a 600€ para ter um smartphone “um pouco melhor”. Mesmo que goste do ecrã maior e da resolução, tenho as minhas dúvidas se vale a pena comprar o Galaxy S 4.

Galaxy S 4 (24)Mas, se tiver um dispositivo inferior ao Galaxy S III, já dá que pensar. É que apesar de o Galaxy S II ainda correr a maioria das aplicações, já se começa a notar que um melhor processamento dava jeito para um ou outro jogo, que certamente se vai notar mais com o passar do tempo e com a generalização dos processadores quad-core, cada vez mais utilizados em dispositivos de gama média/alta.

Portanto, na minha opinião é se ainda tem um Galaxy S 3, não vale a pena voltar a gastar tanto dinheiro para comprar um dispositivo com um hardware melhor, mas que dentro de pouco tempo não terá grandes diferenças no software. No entanto, se tiver um Galaxy S II ou inferior, já estará na altura da mudança, pois a diferença entre o hardware de um e de outro é abismal e já começa a justificar a mudança.

20 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho um Galaxy S II, um Galaxy Note e um Galaxy Note II, entre outros. Pretendo comprar um Galaxy Note III quanro for lançado, mas não pretendo me desfazer de nenhum dos dispositivos da minha coleção. Dou muito valor ao meu dinheiro e às minhas coisas!

    • Sr. Antonio Sergio consegue usar esses 3 (e pelo que vejo, num futuro próximo 4) dispositivos ao mesmo tempo? Na minha opinião não passa de uma pessoa materialista ao gastar tanto dinheiro em tanta coisa inútil quando há pessoas a morrer a fome… O preço de um dispositivo desses mataria a fome de muitas crianças durante um mês…

      • Caros Amigos que estão a criticar o Antônio Sérgio pelo seu poder aquisitivo ou consumismo ou coleção de seus Gadgets, por acaso ele estaria usando o dinheiro de vocês para efetuar as compras cujo o mesmo citou? Vocês estão contribuindo para aqueles que necessitam? Pois para haver tal cobrança, vocês devem fazer várias caridades, não?! Comecem a largar de se preocuparem com o que as pessoas gastam ou deixam de gastar e vão procurar crescer na vida!

  2. Caros,
    Por curiosidade tenho o mesmo número de telefones que o Sr. Sérgio! Também não os vou vender, até porque deixam de ter valor comercial. Não os vendo porque são da minha família… Por favor, antes de julgarem as pessoas pelas aparências ponderem. A vossa vida não vos chega? Quantos de vós, moralistas, já alimentaram um faminto? Se calhar têm aqueles cães tratados melhor que filhos humanos. ..

    • Sr. Jorge Ferreira, não se trata do número de telemóveis, mas sim do tipo de telemóveis em questão! Eu poderia ter 20 telemóveis de 20€ cada um que mesmo assim não gataria nem metade dos supostos 4 do Sr. Antonio Sergio… Talvez por estas estravagancias que temos Portugal no fundo de um poço… Há que ser mais racional e menos materialista!

  3. Pessoas invejosas é do pior… Cada um tem o que quer desde que tenha dinheiro para pagar… Eu faço imensas ações de solidariedade, qual de vocês o faz? Não sejam hipócritas! Quem tem esses equipamentos paga muito dinheiro ao estado e à Segurança Social para pagar as crianças famintas mas também quem nada quer fazer e só quer viver às custas dos que trabalham…

    • Cláudia vc estar certa mas no Brasil onde tudo é caro eu admiro os Brasileiros ganhar pouco e gasta muito com prestações em 10 vez para poder comprar seu aparelhos caro,com isso vai continua podres devendo e se achando rico. não sou uma pessoa invejosa poderia comprar mas tem coisas mas importantes com o bem estar da família como uma tv, carro,refrigerador etc.. essas coisas é para família e se der faculdade .abraço continue assim, mas cada um gasta seu dinheiro como bem entende qualquer bosta mas uma dia vai ser arrepender como eu me arrepende comprando coisas desnecessárias.

  4. Tenho um s3 e amei o s4 quando o fui testar. Agora é difícil de saber se compensa, pq ao contrário do que vcs dizem, o s3 n roda o nees for speed most wanted 2 sem qualquer break..de vez em quando trava um pouco nos grandes jogos..coisa que nao aconteceria no s4. Acham que vale mesmo a pena comprar o s4?

    • Olá Alexis.

      O Galaxy S 3 não deveria ter breaks nesse jogo.
      Normalmente, não vale a pena comprar o S4, já que a diferença em termos de hardware não é muita, tendo em conta o que é necessário hoje em dia, além do preço que também não ajuda, custará 799€ em Portugal.

      O dinheiro é de cada um, mas não concordo que, para quem tenha o S3, valha a pena comprar o S4, principalmente s´opor causa de um jogo.
      Experimente verificar se tem demasiadas aplicações ligadas ou algum problema no tlm. Talvez repor as definições de origem possam resolver o problema. Por vezes, após uma atualização de versão do Android, o smartphone fica com problemas e só depois de repor as definições de origem voltamos a ter o smartphone como deve ser.

      Continue a acompanhar-nos.

      • Nada disso..o tlm esta excelente, mas nos grandes apps n tem tanta fluidez como o iphone 5..agr com um quad-core de 1.9ghz, o s4 seria o mais fluido no mercado..o problema é msm o preço elevado q n justifica. .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here