Funcionários da Apple organizam-se à volta de uma “mudança real” na empresa

Um grupo de atuais e ex-funcionários da Apple está incentivando seus colegas para partilhar publicamente histórias de discriminação, assédio e retaliação que sofreram enquanto trabalhavam na empresa. A chamada à ação surgiu na segunda-feira, quando o coletivo iniciou uma conta no Twitter chamada Apple Workers.

“Por muito tempo, a Apple escapou do escrutínio público”, diz o grupo em seu site. “Quando pressionamos por responsabilidade e reparação das injustiças persistentes que testemunhamos ou vivenciamos em nosso local de trabalho, nos deparamos com um padrão de isolamento, degradação e iluminação a todo gás.”

Os trabalhadores que protestam dizem que esgotaram todas as vias internas para obter uma melhoria da empresa, e é por isso que vão divulgar suas queixas a público. “Conversamos com nossa liderança. Recorremos à equipa do Pessoal. Escalamos por meio da Conduta nos Negócios. Nada mudou”, dizem eles. “É hora de pensar diferente.”

De acordo com o The Verge, cerca de 15 pessoas estiveram envolvidas na organização da iniciativa. No dia 23 de agosto, eles partilharam a notícia num servidor Discord de 200 pessoas para funcionários e contratados da Apple.

A ação ocorre num momento em que a Apple enfrenta questões sobre como lidar com o sexismo no local de trabalho. Em agosto, a empresa colocou Ashley Gjøvik, gerente sênior do programa de engenharia, em licença administrativa remunerada. Numa série de tweets, Gjøvik partilhou várias interações com a equipa de relações com funcionários da empresa. Um desses detalhes é um episódio em que um gerente se referia ao seu “tom” nas apresentações e dizia: “Não ouvi você subir uma oitava no final de suas declarações”. A Apple está atualmente investigando as alegações de Gjøvik.

“Há muito mais informações sobre minha história e minhas preocupações sobre as condições de trabalho da Apple que ainda não tornei públicas”, disse Gjøvik num site que ela criou para relatar sua experiência na empresa. “Eu só recorri a isso porque tudo que tentei internamente falhou.”

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui