Funcionária de topo da Huawei detida no Canadá

As autoridades canadianas surpreenderam ao prender Meng Wanzhou, a CFO da Huawei. Meng Wanzhou é a figura principal do departamento financeiro da multinacional chinesa. De acordo com o The Globe, esta prisão surge devido a suspeitas de que a Huawei terá violado as sanções americanas ao Irão. Assim sendo, é provável que Meng Wanzhou esteja a enfrentar extradição para os Estados Unidos da América.

A captura do empresário chinês foi feita na cidade de Vancouver no Sábado.

Uma acção com potenciais consequências geopolíticas

Esta acção por parte das autoridades canadianas é de grande relevância, na medida em que não só Meng Wanzhou é uma figura importante na empresa por si mesma, mas é também filha do fundador e CEO da empresa, Ren Zhengei.

Ren Zhengei era engenheiro do Exército de Libertação chinês e as conexões do empresário ao partido comunista chinês tem levantado suspeitas nas agências de inteligência americanas.

A Huawei já reagiu oficialmente a esta prisão

“A empresa (Huawei) recebeu até agora muito pouca informação em relação às acusações e não conhece nenhuma acção errada da Sr. Meng”, disse um porta-voz da Huawei à Engadget. “A empresa acredita que os sistemas de justiça Canadiano e Americano irão, em última análise, chegar a uma conclusão justa.”

Palavras contidas da Huawei numa situação bastante delicada. O governo chinês ainda não reagiu a esta detenção.

A detenção ocorreu no sábado, mas foi tornada pública apenas na terça-feira

Passaram três dias até que a prisão de Meng fosse tornada pública. A detenção foi efectuada no Sábado, mas as autoridades canadianas apenas reportaram o facto à empresa na terça-feira.

A investigação foi aberta em Abril

Uma investigação concreta sobre possíveis violações da Huawei a sanções feitas contra o Irão foi aberta em Abril deste ano. Até agora, poucas informações existiam sobre esta investigação, que aparentemente estará a chegar a conclusões sólidas o suficiente para justificar esta detenção.

Fonte: Engadget

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here