O sistema operativo Android, desenvolvido pela Google, tem vindo a adicionar cada vez mais funcionalidades ao longo dos anos. Atualmente, com o Android 14 em circulação e sob as diretrizes do One UI 6, muitos telefones do fabricante sul-coreano Samsung estão a atualizar, acolhendo mais opções de personalização e melhorias que podem parecer insignificantes, mas que são cruciais para o funcionamento do dispositivo.
No entanto, as mudanças que a Samsung implementa sobre a base que a Google prepara nem sempre acertam no alvo. Tradicionalmente, as camadas de personalização estão um passo à frente, especialmente em termos de características exclusivas. Neste caso, escondem uma função muito útil: o histórico de notificações no teu Galaxy.
O histórico de notificações, como o próprio nome indica, serve para consultar uma lista completa de todas os alertas que chegam ao teu telemóvel. Não importa se as descartaste ou mesmo se respondeste a essa mensagem: se a notificação entrou, estará no histórico. A única condição é ter, pelo menos, o Android 11, pois foi a versão que abraçou esta útil função. E, claro, é necessário ativá-la, pois por padrão vem desativada.
Ao aceder a esta opção, verás uma lista completa com as notificações das últimas 24 horas. Não só te dirá qual a aplicação que enviou a notificação, mas também qual é e a hora a que foi recebida. Para encontrá-la, podes usar a barra de pesquisa da aplicação de Ajustes, ou localizá-la manualmente. No entanto, esta última opção pode ser mais complicada devido às alterações que a Samsung faz ao sistema operativo.
Desde 2020, os utilizadores de Android têm acesso a este histórico de notificações. No entanto, a adaptação da Samsung na sua camada de personalização move-a um pouco fora de vista. Por exemplo, em alguns telemóveis como os Pixel, aparece num acesso direto a partir das notificações.
Três anos depois, os utilizadores de Galaxy terão de mergulhar um pouco mais nas configurações para encontrá-la. Mas não desesperes, vamos contar-te como ativá-la. Com o One UI 6 já disponível em muitos telemóveis da Samsung, vamos ver como aceder a esta nova versão.
Para isso, precisarás de abrir a aplicação de Ajustes e seguir este caminho: Notificações > Ajustes avançados > Histórico de notificações. Apesar da falta de sentido em alojá-la em ajustes avançados, a verdade é que há uma ausência importante: a diferença com os Pixel, esse acesso direto que mencionámos.
Apesar desta falta, felizmente, a Samsung manteve esta importante função nos seus telemóveis Galaxy. Agora que a conhecemos, não perderemos nenhuma notificação importante, mesmo que a tenhamos eliminado da área correspondente.
Apesar da Samsung a ter escondido um pouco nas configurações, a sua utilidade é inegável. É uma pena que a Samsung não tenha seguido o exemplo dos Pixel e incluído um acesso direto a partir das notificações, mas, ainda assim, é uma funcionalidade que vale a pena explorar.