François Hollande toma posse e encontra-se com Merkel

No dia em que toma posse como Presidente de França, François Hollande encontra-se com Angela Merkel, em Berlim. A tomada de posse é feita às 10h francesas, à porta fechada no Palácio do Eliseu, em Paris. Hoje, Hollande fará o seu discurso inaugural.

Realiza-se hoje o primeiro encontro entre o sétimo Presidente da V República francesa e a atual chanceler alemã. A vitória do socialista tem causado curiosidade na Europa pois os seus ideias ameaçam criar tensões com a chanceler, no entanto o Presidente afirma que “Vai ser um encontro pessoal, sem outros participantes. Temos posições que não são convergentes, mas vamos manter negociações ao longo das próximas semanas, em particular sobre o regresso da crise na Grécia”, lê-se no Diário Económico. Apesar de Merkel ter apoiado Sarkozy em toda a duração da sua campanha e de apenas ter cumprimentado o novo Presidente após a vitória, acredita-se que Hollande leve em frente as suas conversações para convencer Merkel a reabrir as negociações do Tratado Orçamental. Em cima da mesa deverão estar temas como a crise do euro, o crescimento económico dos estados  europeus, e a crise na Grécia.

Quanto à tomada de posse, o Público escreve que o François Hollande se vai encontrar com Sarkozy para uma reunião de cerca de vinte minutos para a tomada a passagem de testemunho.

Depois de Berlim, François Hollande segue para os Estados Unidos para marcar presença no G8 e na Cimeira da Nato, em Chicago. Na reunião da cimeira o Presidente francês explicará a sua retirada do Afeganistão ainda em 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui