França perspectiva comboios autónomos em 2023

Segundo a FranceInfo e o Le Figaro, a SNCF – a operadora de caminhos de ferro em França – tem como objectivo por a circular TGVs sem condutor a partir de 2023. Os testes ao protótipo do já considerado “comboio drone” têm início previsto para 2019 nas linhas férreas gaulesas. Em caso de sucesso, a SNCF será a primeira empresa transportadora no mundo a lançar comboios automáticos a alta velocidade.

Estes novos comboios estarão equipados com sensores que detectam obstáculos e poderão travar automaticamente em casos necessários. Apesar de se tornarem autónomos no futuro e de terem uma velocidade máxima superior a 300km, os novos TGV continuarão a ser supervisionados por um maquinista durante as viagens. No entanto, só em casos imprevistos ou de emergência, actuando em menos ocasiões que o habitual.

A SNCF revela que estas inovações têm como objectivo aumentar a frequência das viagens de comboio dentro de Paris, como também aumentar as viagens entre Paris e Lyon em, pelo menos, 25 por cento. Aumentar a velocidade do TGV também será um dos objectivos.

Veja também...

Deixe o seu comentário