Fotos picantes podem ser recuperadas de telemóveis usados

Smartphones

O mercado de smartphones usados representa um volume de vendas de vários milhões a nível global, todos eles divididos por várias categorias de sistemas operativos: Android, iOS e Windows Phone.

O mercado de equipamentos em segunda mão tem sido benéfico quer para proprietários, quer para empresas de vendas há vários anos, mas um novo estudo da Avast poderá alterar este paradigma muito em breve. Os especialistas em segurança informática revelaram que com facilidade se podem recuperar informações e dados dos antigos proprietários.

Para o estudo, a Avast Software comprou 20 smartphones usados em lojas de segunda mão em Nova Iorque, Paris, Barcelona e Berlim. Depois foi só correr uma aplicação grátis (e disponível ao público) que não tardaram a surgir fotografias em grande número. De acordo com o estudo foram descobertas 200 fotos ‘picantes’, 1200 fotos pessoais, 149 fotos de crianças, faturas, mais de 300 e-mails e mensagens escritas e um vídeo pornográfico realizado em casa. Em dois dos vinte telemóveis adquiridos para o estudo foi fácil chegar a informação pessoal que identificasse os antigos proprietários, tendo ainda um dos telemóveis sessão iniciada na sua conta de correio eletrónico do Gmail.

Apesar de fazer parte da política de proteção dos vendedores nem todos os equipamentos haviam sido submetidos ao restauro aos parâmetros de fábrica (Factory Reset) por parte das lojas de artigos em segunda mão. Nos submetidos a este processo de limpeza de dados, metade dos equipamentos continha ainda dados pessoais e corriam uma versão desatualizada do sistema operativo Android.

Os mais recentes equipamentos Android revelaram-se mais seguros no que diz respeito à eliminação de dados com um ‘factory reset’.

O estudo conclui ainda que os smartphones dos nossos dias são verdadeiros diários digitais que podem conter informação pessoal extremamente delicada. Atendendo ao recente caso FBI e Apple, a Avast recomenda aos utilizadores o maior cuidado antes da venda dos seus equipamentos, já que a sua informação pode cair em mãos menos escrupulosas.

Assim sendo já sabe, procure sempre vender o equipamento a uma loja e evite a venda direta em sites de classificados.

Fonte: Avast

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui