Fotógrafo utiliza Inteligência Artificial para restaurar fotos de 110 anos

O fotógrafo e Youtuber francês, Mathieu Stern adquiriu recentemente dois negativos de placa de vidro do ano de 1910 e decidiu digitalizar, restaurar, colorir e animar as fotos com a ajuda da tecnologia de inteligência artificial (IA).

Stern refere que após comprar os dois negativos, passou algum tempo a pequisar online  os arquivos das placas de vidro vitorianas para que pudesse tentar aprender mais sobre a mulher na imagem. O fotográfo francês descobriu que, nos primeiros anos da fotografia, tirar um retrato era um processo demorado e de valor elevado. Acrescenta que, provavelmente é por esse motivo que naquela época, os retratos de pessoas não demonstram qualquer tipo de emoção.

No vídeo publicado no seu canal de youtube, Stern apresenta vários exemplos de imagens de arquivo que ilustram essa realidade. No entanto, no decorrer da sua investigação, o artista reparou num pormenor interessante.

“Enquanto estava a pesquisar, descobri algo incrível que mudou o rosto das pessoas. Com animais de estimação, à frente da lente, tudo ficou diferente. Uma nova emoção apareceu: a felicidade de estarem juntos”, refere Mathieu Stern. De acordo com o youtuber, no início do século 20, o público em geral começou a repensar na sua relação com os animais, tornando-se como membros de família, um apego emocional que continuou a crescer substancialmente até aos dias de hoje.

Como os seus negativos estavam danificados, Stern decidiu restaurar as fotos e colori-las para dar-lhes uma nova vida, após terem sido capturadas há mais de um século. “Comecei por limpar as duas placas no Photoshop CC, utilizando uma combinação de ferramentas de preenchimento com reconhecimento de conteúdo”, disse Mathieu.

“O rosto da senhora não estava perfeitamente focado numa das placas, então usei uma rede neural de inteligência artificial para realçar as suas características faciais. Então usei outro AI para colorir automaticamente as placas, também usei os filtros neurais no Photoshop CC para fazer o mesmo trabalho, mas em ambos os casos, os resultados estavam muito longe de serem perfeitos ”, acrescenta.

No final do vídeo, Stern mostra uma rápida animação facial usando uma mistura de diferentes programas de IA disponíveis gratuitamente online. Embora ele não especifique, o resultado é semelhante aos tipos de imagens criadas usando “Deep Nostalgia”, uma ferramenta que anima fotos históricas com uma precisão surpreendente.

Fonte: petapixel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui