Fotografias noturnas sem grão vão ser realidade

O projeto Google MultiNeRF produz imagens nítidas mesmo com pouca luz, graças à inteligência artificial.

Segundo o Tech Radar, o MultiNeRF está associado a algoritmos avançados para reconstruir imagens capturadas em tempo real, resultando em fotografias praticamente sem ruído, sem grão, distorção ou pixelizadas, como tantas vezes acontece.

Uma equipa de investigação independente, apoiada por tecnologias de pesquisa do Google Research, conseguiu desenvolver esta tecnologia que, além de melhorar incrivelmente a qualidade das fotografias, também o consegue fazer com vídeos, uma vez que atua nos sensores de imagem. O resultado da tecnologia é uma imagem limpa, fiel ao ambiente e quase tão boa como um registo feito com a luz natural do dia.

MultiNeRF
MultiNeRF

As imagens de teste foram gravadas por câmaras configuradas a 30 quadrados por segundo. Ainda longe do potencial do 4K e 120 quadrados por segundo que muitas câmaras modernas já conseguem atingir, não deixa de ser um avanço significativo para o mundo da fotografia digital noturna.

NeRF é uma sigla adotada pelos investigadores para traduzir a expressão Neural Radiance Fields. O que a tecnologia faz é, resumidamente, ajustar a exposição, mapear a frequência gama, ajustar o tom das cores e até corrigir o foco para resultar numa imagem com o mínimo de ruídos visuais possíveis.

De recordar que a Apple já inclui o modo “Noite” em câmaras dos seus iPhones desde a versão 11. O resultado não é tão espetacular como o da rival Samsung, mas resulta de um aprimoramento de hardware associado à IA e aos algoritmos.

Por enquanto, o MultiNeRF ainda está na fase de desenvolvimento, a crescer em código aberto no GitHub, e não está disponível para ser comercializado. Mesmo assim, parece ser uma excelente opção para quem ainda não beneficia do processamento gráfico dos mais recentes modelos de smartphones que não são para todas as carteiras.

Fonte: Tech Radar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui