Ford pretende fazer grandes cortes na Europa devido a vendas desapontantes

A Ford planeia fazer cortes e redirecionamento de investimento na Europa devido o maus resultados de vendas no continente. A Ford quer cortar naquilo que não vende e procurar investir em novos produtos com mais mercado.

Assim sendo, deverá ocorrer um corte na produção de automóveis e um aumento na produção de SUV’s e Vans. Esta decisão surge depois da empresa ter conseguido lucros de 234 milhões de euros em 2017, mas esperar um ano de prejuizos em 2018.

Quais são os motivos para esta alteração de estratégia?

É o próprio CEO da empresa, Jim Hackett, a afirmar que está “extremamente insatisfeito” com o desempenho da marca na Europa. A maioria dos produtos da Ford simplesmente não estão a ser rentáveis. São diversos os motivos que conduzem a esta situação, entre eles o Brexit (que terá dificultado ascontas da empresa) e o facto de a Ford ter entrado no mercado dos SUV tarde demais.

Assim sendo, a estratégia na Europa passará a ser semelhante à estratégia que já está a ser aplicada nos Estados Unidos da América: cortar aquilo que não vende e restringir a oferta aquilo que tem procura agora. Nos EUA, a empresa tem apostado em SUV e pick-up’s, que tem sido os produtos mais rentáveis.

Que modelos poderão sair de produção?

Ainda não há informações oficiais sobre os planos da empresa, mas monovolumes como o C-Max, S-Max e Galaxy poderão sair de produção devido às vendas desapontantes. Esta desilusão de vendas contrasta com modelos de SUV como o EcoSport e o Kuga que, segundo a empresa, bateram recordes de vendas no segundo trimestre de 2018.

Poderá existir perda de empregos na Europa?

Neste momento, a maioria do que se possa dizer sobre este tema é especulação, apesar de existirem algumas informações concretas. A empresa anunciou que a fábrica de caixas de velocidade em Blanquefort (Bordéus, França) já está a venda e será fechada caso não surja nenhum comprador.

Fonte: Automotive News

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here