Ford e Google estabelecem parceria para desenvolver e reinventar a experiência conectada

A Ford e a Google anunciaram, hoje, uma parceria estratégica única que visa acelerar o plano de transformação da Ford, bem como reinventar a experiência conectada dos seus veículos. A Ford nomeou, igualmente, a Google como o seu prestador de serviço de eleição de armazenamento em cloud, tirando proveito da sua experiência no tratamento de informação, inteligência artificial (AI) e machine learning (ML).

Desta parceria de seis anos, com início agendado para 2023, vão resultar milhões de veículos Ford e Lincoln, de todos os segmentos de preço, equipados com sistemas Android, com aplicações Google e outros serviços integrados.

Para alimentar este contínuo processo de inovação, a Ford e a Google desenvolveram, também, um novo grupo colaborativo denominado Team Upshift. Aproveitando o talento e ativos de ambas as empresas, o Team Upshift será responsável por explorar os limites da transformação da Ford, desbloqueando experiências personalizadas para os clientes e promovendo oportunidades disruptivas com base no tratamento de informação.

Estes podem incluir projetos como o desenvolvimento de novas experiências de aquisição de um veículo, criação de novas ofertas para os proprietários com base na informação, entre outras.

“Numa altura em que a Ford atravessa a maior transformação da nossa história com a eletrificação, a conetividade e a condução autónoma, a união entre Ford e a Google estabelece, igualmente, a criação de uma entidade forte capaz de oferecer uma experiência superior aos nossos clientes e de modernizar o nosso negócio”, disse Jim Farley, Presidente e CEO da Ford.

“Desde a sua primeira linha de produção dinâmica até à mais recente tecnologia de assistência à condução, a Ford tem definido o ritmo da inovação na indústria automóvel ao longo dos últimos 120 anos”, referiu Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet. “Estamos orgulhosos com esta parceria que irá aplicar os extensos conhecimentos da Google em áreas como a inteligência artificial, análise de dados, computação e plataformas ‘cloud’, que irão ajudar a transformar o negócio da Ford e a desenvolver novas tecnologias para os automóveis, capazes de manter os seus utilizadores em segurança e constantemente conectados nas suas viagens.”

Eleito o serviço de armazenamento na cloud preferencial, a Google irá ajudar a Ford, a partir do final deste ano, a tirar proveito das tecnologias de inteligência artificial, aprendizagem automática e de análise de dados, a fim de acelerar a transformação digital do construtor de automóveis, modernizar as operações e equipar os veículos com a conectividade e tecnologia, segura e fiável, da Google Cloud. Com ela, a Ford pretende:

  • Melhorar, ainda mais, as experiências para os clientes com tecnologia diferenciada e serviços personalizados;
  • Acelerar a modernização do desenvolvimento de produtos, produção e gestão da cadeia de abastecimento, incluindo a exploração da utilização da visão da inteligência artificial para o treino dos funcionários da área de produção e para uma ainda mais fiável performance dos equipamentos da fábrica;
  • Acompanhamento rápido da implementação de modelos de negócio assentes na informação e que resultam em notificações em tempo real para os clientes, como pedidos de operações de manutenção ou alertas de troca de viatura.

A Ford e a Google partilham a visão de desenvolver experiências de condução conectadas mais eficientes, seguras e recompensadoras, pensadas para reduzir ao máximo a distração do condutor e para manter os clientes na vanguarda da tecnologia, graças às atualizações overthe-air.

Com início agendado para 2023, os clientes da Ford e da Lincoln, a nível global, irão começar a beneficiar de experiências digitais únicas assentes no sistema operativo Android e com as aplicações Google disponíveis, bem como com outros serviços integrados e que incluem, igualmente, mapas e tecnologia de controlo por voz:

  • Com o Google Assistant, os condutores podem manter os olhos na estrada e as mãos no volante, controlando o sistema através da voz.
  • Com o Google Maps como o sistema de navegação primário do veículo, os condutores podem chegar aos seus destinos mais rapidamente com informação de trânsito em tempo real, redireccionamento automático, manutenção na faixa e muito mais.
  • Com o Google Play, os condutores terão acesso às suas apps favoritas para ouvir música, podcasts, audiobooks e muito mais. Essas aplicações são otimizadas e integradas para utilização no veículo.

A presença do sistema Android na viatura também permite à Ford e aos seus terceiros parceiros de desenvolvimentos construir apps que fornecem uma experiência de posse cada vez mais evoluída e cada vez mais personalizada.

“Estamos focados em criar produtos e serviços imperdíveis e distintamente Ford”, afirmou Farley. “Essa integração irá permitir uma total liberdade às nossas equipas em termos de inovações para os clientes da Ford e da Lincoln, ao mesmo tempo que garante um acesso perfeito às aplicações e serviços de classe mundial da Google”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui