Ford e Google estabelecem parceria para desenvolver e reinventar a experiência conectada

A Ford e a Google anunciaram, hoje, uma parceria estratégica única que visa acelerar o plano de transformação da Ford, bem como reinventar a experiência conectada dos seus veículos. A Ford nomeou, igualmente, a Google como o seu prestador de serviço de eleição de armazenamento em cloud, tirando proveito da sua experiência no tratamento de informação, inteligência artificial (AI) e machine learning (ML).

Desta parceria de seis anos, com início agendado para 2023, vão resultar milhões de veículos Ford e Lincoln, de todos os segmentos de preço, equipados com sistemas Android, com aplicações Google e outros serviços integrados.

Para alimentar este contínuo processo de inovação, a Ford e a Google desenvolveram, também, um novo grupo colaborativo denominado Team Upshift. Aproveitando o talento e ativos de ambas as empresas, o Team Upshift será responsável por explorar os limites da transformação da Ford, desbloqueando experiências personalizadas para os clientes e promovendo oportunidades disruptivas com base no tratamento de informação.

Estes podem incluir projetos como o desenvolvimento de novas experiências de aquisição de um veículo, criação de novas ofertas para os proprietários com base na informação, entre outras.

“Numa altura em que a Ford atravessa a maior transformação da nossa história com a eletrificação, a conetividade e a condução autónoma, a união entre Ford e a Google estabelece, igualmente, a criação de uma entidade forte capaz de oferecer uma experiência superior aos nossos clientes e de modernizar o nosso negócio”, disse Jim Farley, Presidente e CEO da Ford.

“Desde a sua primeira linha de produção dinâmica até à mais recente tecnologia de assistência à condução, a Ford tem definido o ritmo da inovação na indústria automóvel ao longo dos últimos 120 anos”, referiu Sundar Pichai, CEO da Google e da Alphabet. “Estamos orgulhosos com esta parceria que irá aplicar os extensos conhecimentos da Google em áreas como a inteligência artificial, análise de dados, computação e plataformas ‘cloud’, que irão ajudar a transformar o negócio da Ford e a desenvolver novas tecnologias para os automóveis, capazes de manter os seus utilizadores em segurança e constantemente conectados nas suas viagens.”

Eleito o serviço de armazenamento na cloud preferencial, a Google irá ajudar a Ford, a partir do final deste ano, a tirar proveito das tecnologias de inteligência artificial, aprendizagem automática e de análise de dados, a fim de acelerar a transformação digital do construtor de automóveis, modernizar as operações e equipar os veículos com a conectividade e tecnologia, segura e fiável, da Google Cloud. Com ela, a Ford pretende:

  • Melhorar, ainda mais, as experiências para os clientes com tecnologia diferenciada e serviços personalizados;
  • Acelerar a modernização do desenvolvimento de produtos, produção e gestão da cadeia de abastecimento, incluindo a exploração da utilização da visão da inteligência artificial para o treino dos funcionários da área de produção e para uma ainda mais fiável performance dos equipamentos da fábrica;
  • Acompanhamento rápido da implementação de modelos de negócio assentes na informação e que resultam em notificações em tempo real para os clientes, como pedidos de operações de manutenção ou alertas de troca de viatura.

A Ford e a Google partilham a visão de desenvolver experiências de condução conectadas mais eficientes, seguras e recompensadoras, pensadas para reduzir ao máximo a distração do condutor e para manter os clientes na vanguarda da tecnologia, graças às atualizações overthe-air.

Com início agendado para 2023, os clientes da Ford e da Lincoln, a nível global, irão começar a beneficiar de experiências digitais únicas assentes no sistema operativo Android e com as aplicações Google disponíveis, bem como com outros serviços integrados e que incluem, igualmente, mapas e tecnologia de controlo por voz:

  • Com o Google Assistant, os condutores podem manter os olhos na estrada e as mãos no volante, controlando o sistema através da voz.
  • Com o Google Maps como o sistema de navegação primário do veículo, os condutores podem chegar aos seus destinos mais rapidamente com informação de trânsito em tempo real, redireccionamento automático, manutenção na faixa e muito mais.
  • Com o Google Play, os condutores terão acesso às suas apps favoritas para ouvir música, podcasts, audiobooks e muito mais. Essas aplicações são otimizadas e integradas para utilização no veículo.

A presença do sistema Android na viatura também permite à Ford e aos seus terceiros parceiros de desenvolvimentos construir apps que fornecem uma experiência de posse cada vez mais evoluída e cada vez mais personalizada.

“Estamos focados em criar produtos e serviços imperdíveis e distintamente Ford”, afirmou Farley. “Essa integração irá permitir uma total liberdade às nossas equipas em termos de inovações para os clientes da Ford e da Lincoln, ao mesmo tempo que garante um acesso perfeito às aplicações e serviços de classe mundial da Google”.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here