Ford anuncia novo Ranger com tecnologia, capacidades melhoradas e versatilidade

A Ford colocou hoje o mundo das pickup de sobreaviso ao desvendar a mais inteligente, mais versátil e mais competente Ranger de sempre – disponibilizando uma pick-up ainda mais desejável para os clientes.

Com base em muitos anos de experiência da Ford em pick-ups e num profundo conhecimento dos seus clientes, a empresa colaborou com clientes em todo o mundo para criar um veículo e uma experiência de utilização em que os proprietários da nova geração Ranger podem confiar para os seus negócios, vida familiar e aventura.

“Tivemos, com a Ranger, uma vasta família alargada ao longo de décadas”, referiu Jim Farley, Presidente e CEO da Ford Motor Company. “Esta ‘pick-up’ tem sido sempre um parceiro de confiança para proprietários de pequenas empresas, agricultores, famílias, aventureiros, frotas comerciais e muitos outros, em mais de 180 mercados em todo o mundo. Agora, com a nova Ranger, este é um momento crucial para nós. Não só é um produto que os nossos clientes vão adorar, mas uma experiência sempre presente que nos ajudará a construir relações fortes e duradouras com eles. Esta é a ‘pick-up’ de tamanho médio que as pessoas vão querer possuir e vivenciar”.

blank

As encomendas para a nova geração do Ranger terão início na Europa no final de 2022 e as
entregas estão previstas para o início de 2023. A atual Ranger é líder no segmento das pick-up na Europa e estabeleceu recentemente um novo recorde de vendas de 45.539 unidades, com uma quota de mercado de 39,9 por cento.

“A Ranger continua a ter um desempenho forte na Europa com vendas recordes”, acrescentou Hans Schep, Diretor Geral, Veículos Comerciais, Ford Europa. “A Ranger mais inteligente, mais competente e mais versátil até ao momento irá proporcionar ainda mais da força e do estilo que sabemos que os clientes valorizam”.

“Living the Ranger Life”

“Reunimos muito conteúdo na nova geração da Ranger para inspirar os seus proprietários a
fazer mais do que gostam de fazer, com funcionalidades que os encorajam a explorar novos
horizontes”, disse Gary Boes, Diretor de Gestão da Linha de Produtos Empresariais, Global
Trucks. “Somos, também, proprietários de ‘pick-ups’ e esta paixão pelo estilo de vida Ranger traduz-se numa paixão pelo produto. Em última análise, queremos que a experiência dos nossos clientes com a sua ‘pick-up’ permita usufruir e melhore os seus estilos de vida”.

A Ford chama a isto “Living the Ranger Life” e é algo partilhado por todos os designers e
engenheiros envolvidos na criação da nova geração da Ranger. O projeto da nova geração da Ranger foi liderado pelo Centro de Desenvolvimento de Produtos da Ford na Austrália. A sua equipa internacional de designers e engenheiros dedicados trabalhou com equipas em todo o mundo para não só incorporar a mais recente tecnologia, capacidade e segurança da Ford, mas também para conceber e testar a Ranger de acordo com os padrões mais exigentes da Ford.

blank

“A nossa equipa concentrou-se num objetivo – fazer desta Ranger a mais dura e competente ‘pick-up’ que já criámos”, disse Graham Pearson, Diretor do programa Ranger. “Eles fizeram-no passar por um dos mais exaustivos programas de testes globais que alguma vez desenvolvemos e não descansaram até estarmos convencidos de que cumpria com o conceito ‘Built Ford Tough’”.

Novo design, novas capacidades

O contributo dos clientes foi fundamental para o desenvolvimento do novo visual robusto da nova geração da Ranger. A Ford passou muito tempo com proprietários em todo o mundo, realizando mais de 5.000 entrevistas e dezenas de workshops com clientes para compreender como utilizavam as suas pick-up e o que queriam e esperavam na nova Ranger.

Visualmente, a nova geração da Ranger é ousada e confiante, com um exterior robusto que partilha o ADN global de design das pick-up da Ford. O design apresenta uma nova grelha definida e uma assinatura em “C” nos faróis dianteiros, enquanto uma subtil linha de ombros nas laterais incorpora arcos de rodas mais arrojados que dão à Ranger uma postura segura. Pela primeira vez, a Ford Ranger integra faróis de matriz LED, enquanto na secção traseira os faróis são concebidos em harmonia com a assinatura gráfica dos da frente. No interior, o habitáculo idêntico ao de um automóvel convencional eleva a fasquia, utilizando materiais de toque suave e de primeira qualidade, bem como um ecrã tátil central, de formato portrait, com o sistema de entretenimento e conectividade com a assinatura SYNC 4 da Ford.

“Os clientes transmitiram-nos que a Ranger precisa de parecer robusta e precisa de inspirar
confiança”, disse Max Tran, Diretor de Design do Ranger. “Eles foram muito claros ao transmitir aquilo que a Ranger deve ser, tanto na sua aparência, como na forma como os faz sentir”.

blank

Por baixo da nova carroçaria está um chassis melhorado com uma distância entre eixos 50 mm mais longa e eixos 50 mm mais largos do que no Ranger anterior. Uma estrutura dianteira hidroformada cria mais espaço no compartimento do motor para o novo propulsor V6 e ajuda a Ranger a preparar-se para o futuro ao receber novas tecnologias de propulsão. Também permite libertar espaço na dianteira da pick-up para possibilitar um maior fluxo de ar para o radiador, o que ajuda a manter as temperaturas de funcionamento baixas ao rebocar ou ao transportar cargas pesadas.

Novas motorizações

Os clientes queriam ter a possibilidade de optar por mais potência e mais binário para rebocar cargas pesadas e utilizar em situações extremas de todo-o-terreno, por isso a equipa acrescentou o comprovado turbodiesel V6 de 3,0 litros da Ford e desenvolveu-o para a Ranger. É uma das três opções de motor turbodiesel disponíveis na fase de lançamento.

“O turbodiesel V6 de 3,0 litros está à altura das exigências”, disse Pritika Maharaj, Responsável do Programa Ranger. “Quando se conduz uma Ranger com o turbodiesel V6, transmite a sensação de ser uma ‘pick-up’ muito maior. E sente-se, igualmente, a sua robustez, uma vez que tem uma potência e um binário ‘infinitos’, exatamente o que os nossos clientes queriam”.

A nova geração da Ranger possibilitará, também, uma escolha de comprovados motores 2,0 litros Diesel, de quatro cilindros em linha, em versões Turbo e Bi-Turbo. A versão Turbo está disponível em dois níveis de performance diferentes e proporciona potência, binário e
economia de combustível, importante para proprietários de pequenas empresas ou em frotas de veículos comerciais. Já o motor Bi-Turbo é uma variante mais sofisticada, de desempenho superior, pensada para clientes que querem mais potência, mas que precisam de manter a economia de combustível.

“Sabemos que os nossos clientes levam as suas Ranger ao limite, por isso é assim que as
testamos. Vamos mais além para garantir que as Ranger farão tudo o que os nossos clientes quiserem, uma e outra vez”, disse Maharaj.

Conforto e comportamento dinâmico melhorados

blank

Para desenvolver o conforto e a dinâmica que se esperam de uma pick-up que os clientes
utilizam para uma vasta gama de utilizações, entre trabalho, família e lazer, os engenheiros
concentraram-se nos elementos fundamentais.

“Temos um espectro realmente abrangente de clientes”, disse Pearson. “Por um lado,
poderemos ter proprietários de pequenas empresas que buscam um meio de transporte muito orientado para o trabalho. Eles procuram a tração tradicional de duas rodas com cabine simples e uma caixa de carga para transportar as suas mercadorias.”

“No extremo oposto estão os exigentes praticantes de ‘off-road’, os que realmente levam as
suas Ranger ao limite em provas de resistência como o Rali Dakar. A próxima Ranger irá
satisfazer as necessidades de ambos os tipos de clientes, bem como as de todos os que se
encontram entre eles”. Os engenheiros avançaram o eixo dianteiro em 50 mm para lhe conferir um melhor ângulo de aproximação e aumentaram a largura do eixo para uma superior articulação em situações de fora de estrada, o que melhora a experiência off-road.

Também deslocaram os amortecedores da suspensão traseira para o exterior das longarinas do chassis de forma a dar ao condutor e aos passageiros um superior conforto, quer em estrada, quer fora dela, independentemente de transportarem carga pesada para o trabalho ou de apenas levarem a família a jantar fora.

“Na nova geração da Ranger aumentámos a gama de afinações para dar aos nossos clientes o melhor de dois mundos – pensem nisto como um conceito ‘Built Ford Tough Plus’ – para que tenham a capacidade, resistência e durabilidade pelas quais as ‘pick-up’ Ford são conhecidas, bem como mais conforto e uma condução mais semelhante à de um automóvel, algo que também distingue o Ranger”, disse Pearson.

Os clientes terão à sua escolha dois sistemas de tração às quatro rodas – um sistema
eletrónico shift-on-the-fly ou um novo sistema avançado de tração às quatro rodas permanente com um tranquilizador modo set-and-forget, concebido para conferir as suas capacidades quando e onde os clientes precisarem. A recuperação em situações exigentes de off-road é facilitada pelos proeminentes duplos ganchos de recuperação no para-choques dianteiro.

Habitáculo com funcionalidades focadas no cliente

Os clientes pretendiam um habitáculo flexível e moderno, capaz de responder tanto às
necessidades profissionais como às tarefas familiares. Assim, a Ranger precisa de servir tanto como espaço de trabalho como um refúgio, disponibilizando funcionalidades inteligentes e conectadas com mais conforto e opções de armazenamento do que nunca.

blank

“Sabemos que os nossos clientes procuram um espaço interior inteligente e funcional onde se sintam confortáveis. Por isso, começamos a concebê-lo com um elevado nível de tecnologia bem integrada, armazenamento funcional inteligente e sugestões visuais para que o ambiente transmita conforto e espaço”, disse Tran.

O coração da experiência de conectividade da Ranger é o grande ecrã tátil de 10,1 ou de 12 polegadas na consola central, o qual complementa o painel de instrumentos totalmente digital e dispõe do mais recente sistema SYNC 4 da Ford, que vem preparado para ser utilizado pelo cliente com os seus sistemas de comunicações, entretenimento e informação ativados por voz.

Adicionalmente, existe um modem FordPass Connect incorporado de série, 4 permitindo a
conectividade em movimento quando ligado com a aplicação FordPass, 5 para que os
clientes possam permanecer em contato com o seu mundo. O FordPass melhora a experiência de propriedade com características como o Remote Start (Arranque Remoto),
6 Vehicle Status (Estado do Veículo), e funções remotas de abertura e fecho de portas através de um dispositivo móvel.

Muitos dos controlos tradicionais dos modos de condução foram transferidos do tablier e da
consola central para o seu próprio menu dedicado no ecrã SYNC™. Através de um único
botão, os condutores podem aceder ao ecrã dedicado da Ranger para todos os modos off-road e de condução, onde podem monitorizar a cadeia de propulsão, os ângulos da direção, de inclinação e de rolamento do veículo, entre outros controlos.

O ecrã está também ligado a uma câmara de 360 graus 7 para facilitar o estacionamento em espaços urbanos apertados ou para ajudar a ultrapassar terrenos particularmente complicados enquanto se está a explorar. Além disso, os clientes podem controlar o novo sistema de iluminação da zona exterior da Ranger através do ecrã tátil ou da aplicação FordPass, o que significa que não têm de trabalhar, acampar ou fazer qualquer outra coisa no escuro. A tecnologia integrada na Ranger estará também apta a aceitar futuras atualizações de software, sem fios, Ford Power-Up, graças ao modem incorporado FordPass Connect.

blank

“Encontrará qualidade no interior, mas com o duplo propósito de responder às necessidades de trabalho e de lazer. O novo comando ‘e-shifter’ de curso curto é um elemento central do ‘layout’ e é outro exemplo da influência que os clientes tiveram na nossa tomada de decisão”, disse Tran. “Os clientes gostaram imenso do ‘e-shifter’, em particular do visual de elevada tecnologia e de ser intuitivo de utilizar”.

A equipa de design também criou um armazenamento inteligente e características úteis para os proprietários. Não existem apenas locais para guardar o telemóvel ou para carregá-lo sem fios (consoante compatibilidade), 8 mas também um grande compartimento na consola central para guardar objetos. Além disso, os compartimentos nas portas são concebidos para transportar mais coisas, o largo tablier esconde um porta-luvas superior e há espaços de armazenamento por baixo e atrás dos bancos traseiros.

Construído para fazer mais, com melhor acesso e mais espaço funcional

“Quando nos encontrámos com os nossos clientes e observámos como subiram para a caixa de carga, vimos uma grande oportunidade de melhoria”, disse Anthony Hall, Gestor de Engenharia de Veículos do Ranger. “Havia pessoas a pisar o pneu e depois a passar por cima da lateral da ‘pick-up’ ou a subir para a porta traseira aberta”.

Essa foi a inspiração para criar um degrau lateral integrado atrás dos pneus traseiros da nova geração da Ranger, para criar uma forma robusta e mais estável de acederem à caixa de carga. Além disso, a equipa da Ranger trabalhou para garantir que uma maior variedade de cargas pudesse ali caber e permanecer segura.

“Alargar a ‘pick-up’ em 50 mm pode não parecer muito, mas faz uma enorme diferença,
especialmente na caixa de carga. Significa que os clientes serão capazes de carregar, de
forma plana, alguns itens fundamentais, tais como placas de contraplacado para construção ou uma palete de medidas normais”, disse Hall.

Outros elementos focados no cliente incluem um novo e resistente forro de proteção em
plástico moldado que ajuda a proteger tanto a caixa da pick-up de arranhões, como os joelhos dos seus proprietários. Pontos de fixação adicionais de carga – em fortes calhas tubulares de aço – proporcionam pontos convenientes para prender as cargas. Tampas duráveis e flexíveis, em redor da caixa e na porta traseira escondem pontos de fixação estruturais para tendas e outros acessórios do mercado pós-venda.

Além disso, a Ranger oferece um novo sistema de gestão de carga concebido com divisórias para conter itens de vários tamanhos, como madeira ou caixas de ferramentas. Os proprietários podem ainda criar compartimentos mais pequenos para armazenar objetos, que de outra forma teriam de ser colocados no habitáculo, utilizando um sistema de fixação com molas ultraresistentes que se prendem em calhas aparafusadas a cada lado da caixa de carga. A porta traseira pode também funcionar como uma bancada de trabalho móvel com uma régua integrada e grampos de fixação para medir, prender e cortar materiais de construção.

A iluminação por zona – controlada através do ecrã na cabina SYNC ou através da aplicação
FordPass – proporciona uma iluminação de 360 graus em redor da pick-up para ajudar a dar aos clientes uma melhor visibilidade em redor do veículo. A iluminação da caixa de carga é fornecida sob as calhas esquerda e direita e fornece muita luz para realizar trabalhos com pouca luz ou para encontrar coisas na caixa de carga à noite.

Acessórios para o ajudar a personalizar

Os clientes poderão personalizar a sua Ranger de nova geração logo desde o lançamento com uma gama de mais de 150 acessórios pensados para o trabalho e de inspiração mais urbana ou aventureira. Estes acessórios incluem os desenvolvidos em colaboração com o ícone global de off-road, a ARB 4×4 Accessories.

A colaboração entre a ARB 4×4 Accessories e a Ford será inicialmente lançada em mercados selecionados.

A nova geração da Ranger será produzida a partir de 2022 nas fábricas da Ford na Tailândia e África do Sul, com outros mercados a serem anunciados numa data posterior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here