Ford anuncia forte aposta na área gaming com equipas próprias para eSports

Diariamente, em todo o mundo, milhões de pessoas sentam-se ao volante de um veículo Ford virtual para desfrutar da competição com os amigos, no âmbito das comunidades online. Agora, a marca vai procurar os melhores pilotos online para formar as suas primeiras equipas de desportos virtuais.

Com início já na presente edição da Gamescom, um dos principais certames europeus dedicado à cultura dos jogos digitais, a Ford vai recrutar equipas Fordzilla nacionais para representação da Alemanha, Espanha, França, Itália, e Reino Unido, bem como uma equipa europeia formada pelos melhores jogares de cada equipa nacional.

Como refere Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing Vendas & Serviço da Ford Europa, “Na Ford, temos um pedigree em termos de competição com que outros apenas podem sonhar. Agora, chegou o momento de pegar neste know-how e aplicá-lo no mundo dos desportos digitais, ou esports, – captando as imaginações de uma nova geração de pilotos virtuais, inspirando-os ao volante de um dos nosso veículos Ford Performance.”

Durante 2019, as previsões apontam para que o mercado global de esports venha a gerar receitas no valor de 1,1 mil milhões de dólares, o que equivale a um crescimento anual de 26,7 por cento; em termos de audiências, o público alcançado chegará aos 453,8 milhões, dos quais 201, 2 milhões são entusiastas dos  jogos digitais (esports) e 252,6 milhões são espectadores ocasionais. Contrariamente à crença popular, a idade média de um gamer situa-se em pouco mais de trinta anos.

A Ford tem vindo a demonstrar um interesse cada vez maior nas sinergias entre gaming e mobilidade, e no papel que estes dois factores poderão vir a desempenhar na forma como nos relacionaremos no futuro, seja nas deslocações do dia-a-dia, como passageiros de veículos autónomos, ou simplesmente no desfrutar das emoções da performance.

Segundo Amko Leenarts, director de Design da Ford Europa, “A distinção entre os mundos real e virtual é muito esbatida. O gaming é agora uma parte da cultura dominante. Os gamers de topo desafiam pilotos profissionais na vida real, e muitas das nossas atividades do dia a dia estão relacionadas com gaming, desde a utilização de apps para fitness até juntar pontos de fidelização para obter um café grátis. Explorar a paixão e a experiência da comunidade de gaming irá ajudar a evoluir a nossa forma de pensamento acerca do futuro das viagens – algo em que todos estamos empenhados e verdadeiramente entusiasmados.”

Em 2017, a Ford tornou-se no primeiro fabricante a ter um stand no Gamescom, onde estão presentes mais de 1000 expositores que todos os anos atraem centenas de milhares de visitantes. No ano passado, a marca foi pioneira ao fazer a primeira apresentação de um veículo pela primeira vez na história do certame, revelando em estreia mundial o Ford Ranger Raptor, a versão de elevado desempenho da pickup mais vendida na Europa.

Entre os jogos em que as equipas Fordzilla irão competir está o premiado Forza Motorsport 7, desenvolvido pela Turn 10 Studios da Microsoft Game Studios. O franchise Forza é o franchise de corridas de automóveis mais vendido desta geração de consolas e acolhe uma das maiores comunidades mundiais de corridas de automóveis. Mensalmente, milhões de pessoas em todo o mundo jogam o Forza, sendo que 1 milhão de jogadores escolhe veículos Ford.

Nas palavras de Justin Osmer, Director Sénior de Desenvolvimento de Parcerias da Turn 10 Studios, “É com imenso prazer que vemos que o Forza Motorsport continua a ser o jogo de eleição para grandes marcas como a Ford, cuja dinâmica é comprovada através do lançamento de iniciativas de esports. Com milhões de fãs a jogar o Forza, temos constatado um crescimento significativo nos números dos que querem competir, ou simplesmente assistir, nos esports, e é fantástico ver que um parceiro de longa data, como a Ford Motor Company, está a criar ainda mais possibilidades de participação.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here