Firefox OS: Portugal será dos primeiros a receber o sistema operativo

Firefox OS

O novo sistema operativo Firefox OS estará disponível já no próximo verão em cinco países: Venezuela, Polónia, Brasil, Portugal e Espanha.

Foi em 2012 que a Mozilla anunciou o seu sistema operativo móvel, o Firefox OS. É um sistema operativo baseado sobretudo em conteúdos Web e com um suporte dedicado a aplicações em HTLM 5. Na altura, pouco foi divulgado, indicando, apenas, que o novo sistema operativo chegaria em 2013 e que já contava com boas parcerias, tanto com fabricantes como a ZTE ou com operadoras como a Sprint ou a Telefónica. Na altura, foi indicado que o Brasil seria o primeiro país a receber o primeiro dispositivo com o Firefox OS.

Mais tarde, a Mozilla mostrou os primeiros protótipos e divulgou as primeiras imagens do Firefox OS, mas só no MWC 2013 é que apareceram os primeiros dispositivos com o sistema operativo, o ZTE Open e a Alcatel o One Touch Fire. Também a LG, Huawei e Sony confirmaram a criação de aparelhos com o sistema operativo da Mozilla.

Em nenhuma dos anteriores comunicados, a Mozilla se referiu a Portugal, apesar de numa lista de apoiantes da Mozilla aparecer a operadora portuguesa TMN. Mas há novidades.

Durante o dia de hoje, numa conferência realizada pelo AllThingsD, o D: Dive Into Mobile, o Gary Kovacs, CEO da Mozilla, anunciou quais serão os primeiros países a receberem dispositivos com Firefox OS, além de Portugal, também chegará a Espanha, Venezuela, Polónia e Brasil. A esta lista de cinco países chegará já em junho, mas até ao final do ano chegará a mais onze países.

Segundo Kovacs, a Mozilla decidiu lançar o sistema operativo nos países onde a marca Firefox tem força no mercado. Tendo em conta que a TMN é apoiante da Mozilla, acreditamos que seja a TMN a lançar o primeiro dispositivo com Firefox OS em Portugal. é esperar para ver.

5 COMENTÁRIOS

  1. Jà agora acrescentem os outros países onde vai saír na mesma altura.
    “Brazil, Colombia, Hungary, Mexico, Montenegro, Poland, Serbia, Spain and Venezuela”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here