Firefox abandona o suporte para FTP

O fabricante do Firefox, abandonou o suporte para File Transfer Protocol (FTP) na versão 90 do navegador.

O FTP já vem sendo usado há muito tempo para trocar ficheiros entre computadores numa rede, mas é sobrecarregado por problemas de segurança que os fabricantes de navegadores estão a abandonar o suporte ao protocolo, visto que a troca ocorre sem criptografar dados.

“O maior risco de segurança é que o FTP transfere dados em texto não criptografado, permitindo que sejam facilmente roubados, falsificados e até mesmo modificados os dados transmitidos”, observou a equipa de segurança da Mozilla.

blank

“Até o momento, muitas campanhas de distribuição de malware lançam os seus ataques comprometendo os servidores FTP”.

O Google também abandonou o suporte para FTP no Chrome 88, lançado em dezembro. O Google tinha o mesmo pensamento para eliminar o FTP do Chrome.

O FTP no Chrome não tinha qualquer suporte para ligações criptografadas (FTPS), nem proxies. O Google tem defendido o HTTPS em todos os lugares e o FTP prejudicou esse esforço.

O Google descobriu também que o uso de FTP no navegador era “suficientemente baixo para não ser viável investir na melhoria do cliente FTP existente”, o Google sugeriu que as pessoas pudessem usar FTP mais capazes em vários sistemas operacionais.

“Alinhando com a nossa intenção de descontinuar o HTTP não seguro e aumentar a percentagem de ligações seguras, nós, assim como outros navegadores principais, decidimos descontinuar o suporte ao protocolo FTP”, citou a Mozilla.

A mudança para eliminar o FTP no Firefox também é uma evolução do esforço da Mozilla para remover completamente o suporte ao FTP. Em abril já tinha desabilitado o FTP por padrão no Firefox 88.

“Assim que seu o Firefox for atualizado automaticamente para a versão 90, qualquer tentativa de lançar um ataque baseado no protocolo FTP inseguro será totalmente inútil visto que o o Firefox não oferece mais suporte a FTP”, citou Mozilla.

Fonte: Zdnet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here