Firefox 130: navegador ganha chatbots inteligentes

A Mozilla lançou ontem o Firefox 130 para Windows, macOS, Linux e Android. Esta nova versão corrige diversas vulnerabilidades de segurança importantes, enquanto melhora várias funcionalidades e introduz uma nova configuração que facilita a utilização de funcionalidades experimentais, incluindo uma nova integração com chatbots de IA de terceiros.

No relatório de segurança do Firefox 130, a Mozilla lista nove vulnerabilidades de segurança que foram corrigidas, das quais quatro foram categorizadas como “alto risco”. Nenhuma destas vulnerabilidades foi explorada em ambiente real.

Antes do Firefox 130, testar funcionalidades experimentais desativadas por defeito exigia navegar pela página about:config, um processo pouco intuitivo. Com esta atualização, foi introduzida a secção “Firefox Labs” nas Configurações, onde é possível ativar diferentes funcionalidades que não estão habilitadas por defeito.

Grok

Por exemplo, através do Firefox Labs, pode ativar-se uma nova funcionalidade experimental que integra chatbots de IA de terceiros no Firefox. É possível escolher entre vários chatbots, incluindo os populares ChatGPT e Google Gemini, bem como alternativas menos conhecidas como Anthropic Claude, HuggingChat e Le Chat Mistral. A única ausência notável é o Microsoft Copilot. É necessário registar-se com cada chatbot antes de os utilizar.

Outra novidade impulsionada por IA no Firefox 130 é o visualizador de PDFs, que agora pode gerar automaticamente descrições de texto para imagens contidas nos ficheiros PDF. Isto é feito por um modelo de IA local que é descarregado pelo Firefox na primeira vez que é necessário.

Os desenvolvedores também melhoraram a funcionalidade de tradução de páginas web do Firefox, que agora funciona localmente sem necessidade de ligação à nuvem. Pode traduzir uma página inteira e, em seguida, selecionar texto para tradução imediata para outro idioma. Com ambas as funcionalidades, todos os seus dados permanecem no seu computador.

Para atualizar manualmente, é possível através do menu Ajuda > Sobre o Firefox. A Mozilla planeia lançar o Firefox 131 em outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui