A Mozilla lançou a versão estável do seu navegador web, o Firefox 121, que traz algumas novidades, embora não sejam muitas. A mais notável é o suporte a Wayland para a compilação Linux da aplicação, que agora vem habilitado por padrão. Wayland é um protocolo gráfico que há anos promete substituir o antigo Xorg.
Isso significa que os utilizadores de Linux que executam o sistema numa sessão de Wayland já não precisam de definir a variável de ambiente MOZ_ENABLE_WAYLAND=1 para ativar o suporte nativo. No entanto, o pacote Snap para Ubuntu continua a funcionar sobre XWayland (Xorg sobre Wayland) na versão 22.04 LTS da distribuição.
De acordo com a Mozilla, devido a limitações do próprio protocolo, o suporte nativo de Wayland requer truques ou extensões em KDE Plasma e GNOME para manter a janela do Picture-in-Picture acima do resto. Há um bug aberto para resolver este problema, mas não houve avanços significativos nos últimos dois anos.
Para os utilizadores de Windows, a partir desta versão, será exibido um aviso para instalar a Extensão de Vídeo AV1 da Microsoft, que fornece reprodução acelerada por hardware desse formato. Para os utilizadores de macOS, agora são suportados os comandos de controlo por voz.
Entre as funcionalidades que chegaram a todos os utilizadores de sistemas de desktop, o Firefox 121 oferece uma nova opção que permite sublinhar todos os links presentes numa página web. O editor de PDF agora inclui um botão flutuante para facilitar a remoção de desenhos, textos e imagens que foram adicionados a um documento.
Por fim, foram corrigidas dezanove vulnerabilidades, uma das quais afetava o próprio Firefox 121. A vulnerabilidade CVE-2023-6857, que afetava a resolução dos links simbólicos em sistemas operativos baseados em Unix, impactou Linux, macOS e Android, mas não o Windows.
No entanto, ainda existem alguns problemas a serem resolvidos, como o bug que afeta a janela do Picture-in-Picture em KDE Plasma e GNOME. A correção de dezanove vulnerabilidades é uma boa notícia, embora seja algo esperado em qualquer atualização de software. A inclusão de novas funcionalidades, como a opção de sublinhar todos os links numa página web e a melhoria do editor de PDF, são bem-vindas e tornam a navegação mais conveniente.
Fonte: omgubuntu