Firefox 120: Novidades e melhorias no navegador da Mozilla

Hoje marca o lançamento do Firefox 120, a mais recente versão do navegador da Mozilla para PC (Linux, Mac, Windows). Se já tens o Firefox instalado e ainda não recebeste a atualização, não te preocupes, ela chegará em breve. Como sabemos, estas coisas levam o seu tempo e, embora as notas de lançamento e o download já estejam disponíveis, a atualização pode demorar um pouco.

No entanto, se estiveres a usar o Windows, provavelmente nem te aperceberás do processo de atualização, pois este ocorre automaticamente e em segundo plano. Então, vamos falar sobre as novidades que o Firefox 120 traz, embora, como é habitual, ou pelo menos como acontece com mais frequência do que gostaríamos, estejamos perante um lançamento com poucas alterações ou novas características relevantes.

No entanto, existem algumas novidades. Segundo as notas de lançamento oficiais, o Firefox 120 estreia uma nova opção de cópia chamada “Copiar o link sem o rastreio do site”. Esta opção pode ser encontrada no menu contextual que aparece sobre a barra de endereços do navegador ou sobre qualquer link em texto ou imagens. A sua função é clara: remove de URL copiada toda a “informação de rastreio”. Embora seja algo que qualquer um possa fazer manualmente em poucos segundos, é uma adição útil.

Outra novidade relacionada com a privacidade que o Firefox 120 introduz é a opção de “dizer aos sites que não vendam nem partilhem os meus dados”, uma opção adicional ao tradicional Do Not Track localizada ao lado deste na configuração da aplicação. Por defeito, esta opção está desativada, mas podes ativá-la em “Configurações > Privacidade & Segurança > Preferências de privacidade do site”. No entanto, tal como o DNT, é um pedido que o navegador faz e que só será respeitado pelos sites que jogam limpo.

Existe mais novidades neste aspeto: a proteção contra impressões digitais melhora no modo de navegação privada e o mesmo acontece com a função Cookie Banner Blocker, mas apenas na Alemanha (porquê só na Alemanha, Mozilla?). Foram também adicionados atalhos de teclado para editar e eliminar uma credencial selecionada em “about: logins”. Claro, esta versão vem com a sua dose de otimizações, correções e patches de segurança.

Por último, o Firefox 120 estreia uma pequena melhoria prática: as janelas flutuantes de vídeo, o modo Picture-in-Picture ou PiP, permitem agora fixar as janelas num canto, de acordo com a função Snap, tanto no Windows como no Linux (move a janela enquanto pressionas a tecla “Ctrl” para que se fixe no local).

E mais uma novidade: o Firefox pode agora importar dados do Chromium, desde que ambos estejam instalados como pacotes Snap.

A nova opção de cópia sem rastreio e a opção para dizer aos sites para não venderem ou partilharem os nossos dados são passos importantes para uma navegação na web mais segura e privada. No entanto, seria interessante ver a Mozilla a expandir algumas das suas funções, como o Cookie Banner Blocker, para além da Alemanha.

Fonte: mozilla

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui