‘Financiamento garantido’ para alternativa ao satélite europeu, Galileo

“Financiamento garantido” para a alternativa de satélite Galileo, enquanto o governo inglês se prepara para a corrida espacial pós-Brexit com a UE, onde o Tesouro inglês reservou até 100 milhões de libras para “traçar planos para um sistema de satélites pós-Brexit UK” para rivalizar com Galileo (atual satélite que serve a Europa).

Philip Hammond, secretário de estado do Tesouro, aprovou o financiamento que visa  desenvolver um sistema de navegação por satélite para o Reino Unido, no caso deste ser excluído do projeto Galileo da UE após o Brexit.

Um anúncio oficial deve ser entregue esta semana, acrescentou o Sunday Telegraph. Bruxelas insistiu que o Reino Unido não pode permanecer como membro pleno do sistema Galileu por razões de segurança após a sua saída da UE.

Em maio, o Departamento para a Saída da UE (DExEU) alertou que acabar com a estreita participação do Reino Unido no projeto “será em detrimento da prosperidade e segurança da Europa e poderá resultar em atrasos e custos adicionais para o programa”.

O Reino Unido quer continuar a fazer parte do projeto multibilionário após a Brexit, no qual já investiu £ 1.400.000 milhões (* £ 1.4 bilhões ), para uso em comunicações públicas e militares.

Os líderes militares britânicos estão preocupados por usarem os serviços criptografados do Galileo, já que os EUA detêm o melhor sistema de posicionamento global (GPS) para si e o Reino Unido liderou o desenvolvimento do software de criptografia do Galileo.

A ideia de uma alternativa do Reino Unido ao sistema da UE ocorre quando o governo começa a publicar artigos sobre o impacto de um Brexit “sem compromisso”, aumentando o receio dos consumidores, produtores, das empresas, e dos pacientes do sistema nacional de saúde e expatriados britânicos.

Os ministros começaram a divulgar os primeiros de uma série de “avisos técnicos” sobre a possível saída do Reino Unido da UE sem um acordo amigável.

O projeto Galileo teve origem em 1999 e deve ser concluído em 2020, com o objetivo de estabelecer uma rival europeia para o sistema GPS americano de navegação por satélite. Tem sido uma área de disputa entre Westminster e Bruxelas sobre o futuro relacionamento proposto pelo Reino Unido com o bloco.

Fonte SkyNews

* Segundo a nomenclatura inglesa, £ 1 bilhão = £ 1.000.000 milhões. Por sua vez, de acordo com a nomenclatura norte-america, £ 1 bilhão = £ 1.000 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui