Fim do Windows XP pode afetar 95% dos multibancos em todo o mundo

MB

O Windows XP é o sistema secundário de milhões de caixas multibanco em todo o mundo. A Microsoft já anunciou há algum tempo que vai deixar de prestar assistência ao sistema e que os utilizadores devem assim mudar para o mais recente.

Entretanto, um relatório da Bloomberg revela que só nos EUA existem cerca de 420 mil multibancos e que a maioria ainda trabalha com o XP.

A 8 de abril termina o prazo concedido pela Microsoft e a partir daí cerca de 95% dos multibancos, em todo o mundo, podem estar susceptíveis a riscos de segurança, tanto para as entidades bancárias como para os utilizadores.

A Microsoft tem alertado os clientes sobre os prazos, mas a indústria dos ATM’s tem sido lenta a reagir. A maioria das caixas eletrónicas está a executar a versão completa do XP e o apoio termina em abril. Contudo, outras utilizam a versão integrada com suporte até 2016.

A JP Morgan, por exemplo, optou por contratualizar com a Microsoft um suporte personalizado prolongando a validade do Windows XP, ficando com um ano para efetuar a transição para o Windows 7. De momento ainda não são conhecidos dados sobre a realidade em Portugal, mas tendo em conta a utilização massiva que os portugueses fazem deste meio é de esperar que possam existir algumas complicações, caso a transição para o novo windows não seja feita até 8 de abril.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui