Peritos na área de segurança lançaram o aviso que existe uma grande falha de segurança dentro dos processadores da Intel. Tal falha pode mesmo travar a encriptação e protecções DRM do hardware. Os últimos processadores décima geração da Intel não fazem parte deste leque.
Esta falha pode levar a que tudo o que a Intel fez para ser uma empresa segura perca essa credibilidade e confiança por parte dos seus utilizadores.
A fonte do problema está no CSME (Converged Security Management Engine), uma parte do chip da Intel que é responsável pela segurança do firmware que é usado para fazer o equipamento trabalhar. Algumas vulnerabilidades já tinham sido apontadas mas investigadores avisaram que esta situação traz um grande nível de falta de protecção. Torna o equipamento mais vulnerável a ataques de hackers, por exemplo.
Temos que ter em conta nesta situação que não se consegue resolver problemas ao nível do firmware, apesar de o grande problema ser a quebra da cadeia de segurança.
Postive Technologies tem a intenção de dar mais detalhes sobre este problema, tende sempre em mente que se trata de uma situação que a própria Intel não consegue resolver no hardware existente. Por causa deste motiva estão então a tentar bloquear todos os possíveis vectores. Acredita-se que vão ser muitos os que vão tentar explorar esta vulnerabilidade (alguns com acesso local e outros com acesso remoto a verdade é que se torna mais fácil explorar esta situação).
A Intel tem tido problemas com os seus processadores ultimamente (começaram em janeiro de 2018). Investigadores afirmam que estes problemas ainda vão dar que fazer à empresa durante anos e que vamos ver repercussões dos mesmos alguns anos depois de se ter conseguido resolver a situação. A Intel tem criado algumas soluções temporárias mas a verdade é que só os processadores mais recentes se safam devido ao design novo.
Fonte: The Verge