Falha no processador Intel!

Peritos na área de segurança lançaram o aviso que existe uma grande falha de segurança dentro dos processadores da Intel. Tal falha pode mesmo travar a encriptação e protecções DRM do hardware. Os últimos processadores décima geração da Intel não fazem parte deste leque.

Esta falha pode levar a que tudo o que a Intel fez para ser uma empresa segura perca essa credibilidade e confiança por parte dos seus utilizadores.

A fonte do problema está no CSME (Converged Security Management Engine), uma parte do chip da Intel que é responsável pela segurança do firmware que é usado para fazer o equipamento trabalhar. Algumas vulnerabilidades já tinham sido apontadas mas investigadores avisaram que esta situação traz um grande nível de falta de protecção. Torna o equipamento mais vulnerável a ataques de hackers, por exemplo.

Temos que ter em conta nesta situação que não se consegue resolver problemas ao nível do firmware, apesar de o grande problema ser a quebra da cadeia de segurança.

Postive Technologies tem a intenção de dar mais detalhes sobre este problema, tende sempre em mente que se trata de uma situação que a própria Intel não consegue resolver no hardware existente. Por causa deste motiva estão então a tentar bloquear todos os possíveis vectores. Acredita-se que vão ser muitos os que vão tentar explorar esta vulnerabilidade (alguns com acesso local e outros com acesso remoto a verdade é que se torna mais fácil explorar esta situação).

A Intel tem tido problemas com os seus processadores ultimamente (começaram em janeiro de 2018). Investigadores afirmam que estes problemas ainda vão dar que fazer à empresa durante anos e que vamos ver repercussões dos mesmos alguns anos depois de se ter conseguido resolver a situação. A Intel tem criado algumas soluções temporárias mas a verdade é que só os processadores mais recentes se safam devido ao design novo.

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here