Falha na rede da Amazon interrompe funcionamento do Instagram, Vine e Netflix

Amazon

Uma falha no software dos data centers da Amazon obrigou a interromper o funcionamento de alguns serviços como o Instagram, Netflix, Vine e Airbnb, entre muitos outros. Vários utilizadores reportaram problemas no funcionamento dos serviços durante este domingo (25).

A causa comum são os servidores que asseguram o funcionamento da rede baseada na cloud da Amazon, que acolhe e gere todos estes serviços. O problema foi diagnosticado no centro de dados localizado na Virginia (Estados Unidos), que tiveram de se esforçar bastante este domingo para conseguir acompanhar a afluência de dados.

O Instagram foi a primeira plataforma a notar a falha, anunciando o problema no Twitter e depois através de outros meios. O problema afetou sobretudo os utilizadores norte-americanos, tendo começado por volta das 16H00 locais nos Estados Unidos (Eastern time), o que corresponde às 21H00 portuguesas. Contudo, ainda foi necessário esperar várias horas até que os serviços começassem a voltar ao normal.

Outros serviços prejudicados foram a companhia de software Heroku ou o serviço de automação web IFTTT. Durante o tempo em que a falha afetou as várias plataformas, várias pessoas começaram a queixar-se que as páginas de login não abriam ou que estavam a levar demasiado tempo para atualizar.

Numa explicação publicada online, a Amazon disse que estava a investigar uma série de problemas no data center da Virginia. Depois do problema resolvido, a empresa explicou que o problema foi causado pela “falha parcial da rede”, mas não revelou mais detalhes. O caso acontece apenas uma semana depois de várias lojas online ligadas à Amazon terem estado offline durante meia hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here