Facebook testou um newsfeed divido em dois em 6 países

O Facebook pôs término à sua experiência de dividir o feed de noticias em dois. Esta experiência decorreu durante cerca de 5 meses em 6 países diferentes. O Facebook decidiu não tornar a divisão do feed permanente a partir do feedback que recebeu dos seus utilizadores.

As pessoas disseram-nos que estavam menos satisfeitas com as publicações que estavam a ver, e ter dois feeds separados não estava a ser uma ajuda para as pessoas se conectarem mais com amigos e família“, disse Adam Mosseri, uma das pessoas responsáveis por esta experiência.

O teste consistiu no seguinte: separar o feed de noticias em dois. Um feed dedicado às fotografias e outras publicações de amigos e família, e um segundo feed dedicado a publicações de páginas em que o utilizador tenha colocado “gosto”.

A experiência decorreu em seis países diferentes: Bolivia, Cambodja, Guatemala, Sérvia, Eslováquia e Sri Lanka.

O teste recebeu criticas de jornalistas dos países onde o mesmo decorreu. O jornalista eslovaco Filip Struhárik publicou a sua crítica no Twitter: “Eu espero que o Facebook venha a ter mais interesse pelo que está a acontecer dentro dos países onde conduz testes”.

Esta experiência surge numa época em que o CEO Mark Zuckerberg tem reiterado a sua intenção de tornar o feed do Facebook um local que dê prioridade às relações com a família e amigos em relação a propaganda ou sensacionalismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here