Facebook reformula algoritmo que ordena posts e explica a lógica do feed de notícias

FacebookO Facebook divulgou, esta terça-feira, 6, mudanças no feed de notícias, ao mesmo tempo que explicou o seu modo de funcionamento, e informou que a partir de agora irá esclarecer qualquer alteração na ordenação dos conteúdos.

“O objetivo do feed de notícias é entregar o conteúdo certo aos utilizadores certos, na altura certa, para que não percam as histórias que são importantes para eles”, explica a Rede Social. Com isso em mente, a empresa de Mark Zuckerberg alterou as definições do algoritmo que seleciona e classifica os posts que aparecem no mural do utilizador. Conteúdos antigos podem agora voltar a reaparecer no feed, se forem particularmente populares.

“A mudança resultou num aumento de 5 por cento no número de likes, comentários e partilha de publicações de amigos; e de 8 por cento no caso de páginas institucionais”, informa o Facebook. Os posts lidos aumentaram de 57 para 70 por cento graças ao seu reaparecimento no feed.

Num evento na Califórnia, a empresa também explicou melhor como funciona o feed de notícias. Segundo a companhia, cada utilizador recebe 1.500 publicações de amigos por semana no seu mural, desde fotos a textos, vídeos ou check-in em lugares. Destes, o Facebook seleciona apenas 300, com base em vários critérios, tais como o número de comentários, partilhas e “gostos”, ou a frequência da interação do utilizador com a pessoa ou página que fez a publicação. Quem estabelece a ordem dos posts é o algoritmo de ordenação, conhecido informalmente como EdgeRank.

O Facebook tenta também descobrir as preferências do utilizador com base na sua interação com determinado tipo de post, demonstrativa dos seus gostos e interesses pessoais. Por exemplo, se uma pessoa “gosta” de posts sobre carros, será mais provável que outros posts relacionados apareçam no seu mural.

Além desta revelação, na qual qualquer utilizador assíduo e menos distraído do Facebook já terá com certeza reparado, a rede social afirmou também que, de agora em diante, irá informar sempre que se verificar uma alteração maior no feed.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui